Logo Folha de Pernambuco

Recife

Projeto 'Colorindo o Recife' pinta muros da cidade com as cores do Carnaval

Oito paredes estão sendo coloridas por artistas que utilizam a grafitagem. Objetivo valorizar a arte de rua e espalhar mensagens de cuidado e otimismo.

Arte do projeto Colorindo o Recife em muro próximo à Ponte Giratória, no CentroArte do projeto Colorindo o Recife em muro próximo à Ponte Giratória, no Centro - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Iniciado em 2013, para incentivar a arte urbana, o projeto Colorindo o Recife, da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, que incentiva artistas a fazerem pinturas de grafite em muros da cidade, ganha, em 2021, uma versão dedicada ao Carnaval.
 
Devido ao cancelamento da festa, em virtude do alto número de casos da Covid-19, a iniciativa busca resgatar as cores da folia e reforçar mensagens de otimismo e cuidado para a população.

Ao todo, estão sendo pintados oito muros localizados em diferentes pontos da Capital pernambucana: Parque Doutor Arnaldo Assunção, no Engenho do Meio; Ponte Giratória, no Bairro de São José; Largo da Bomba do Hemetério; próximo à Via Mangue, no Pina; Avenida Antônio de Góes, no Pina; Praça Paulo Freire, na Madalena; Avenida Herculano Bandeira, no Pina; e na Barão de Souza Leão, próximo ao Colégio Madre de Deus, em Boa Viagem.

As artes começaram a ser criadas nesta quinta-feira (11). Entre os artistas que participam do projeto, estão Noturno, Luther, Johny, Eva e Harém, Saibot, Marquinhos ATG e Caju. Nas pinturas, são retratados alguns dos principais símbolos da folia pernambucana, como a La Ursa, além de frases como "Hoje vai ser massa" e "Respeito e cuidado".

A secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, diz que a iniciativa é uma “política de valorização da arte de rua”.
 
“É uma edição carnavalesca, mas os painéis reforçam os protocolos sanitários, que são essenciais para o controle da disseminação do vírus da Covid-19”, afirma.

Grafite em muro perto da Ponte GiratóriaGrafite em muro perto da Ponte Giratória (Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco)

Ainda de acordo com a gestora, os grafites ficarão como um legado para a cidade e também deverão ser aproveitados para uma futura política de manutenção urbana, com a expansão dessa modalidade artística no município.
 
“A relação do Recife com o Carnaval perdura o ano todo”, observa. “A gente está repensando esse projeto para saber como se pode atuar e estudando como a iniciativa privada pode nos dar esse apoio”, explica.

 

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter