AÇÃO SOCIAL

Projeto da Alepe vai oferecer atendimento gratuito para serviços de saúde e cidadania em Jaboatão

As vagas serão preenchidas pela central de telefone da Alepe, por ordem de inscrição

Marcações deverão ser agendadas por meio do telefone Marcações deverão ser agendadas por meio do telefone  - Foto: Nando Chiappetta / Reprodução

Entre os dias 4 e 5 de setembro, os moradores de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, poderão cuidar da saúde com o projeto Alepe Cuida, elaborado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O evento vai oferecer mais de 2 mil atendimentos gratuitos, incluindo consultas médicas, exames, obtenção de documentos, orientações jurídicas e profissional.

Os atendimentos serão realizado no Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar, na Avenida Dr. Júlio Maranhão, 1668, em Prazeres. Os atendimentos ocorrerão das 9h às 12h e das 13h às 16 horas.

O Alepe Cuida é coordenado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe.

Nesta edição, em Jaboatão, o programa conta com parceiros como o Banco do Nordeste (BNB), Sebrae, Defensoria Pública, TJPE, Instituto Tavares Buril, Secretaria de Defesa Social, Neoenergia, Detran-PE e Secretaria Municipal de Saúde

Para participar, é preciso realizar o agendamento por meio do telefone.

Os atendimentos para marcação de vagas começam nesta quinta-feira (29/08) e sexta-feira (30/08) e serão retomados na segunda (02/09) e terça-feira (03/09), sempre no horário de funcionamento da Alepe, pelos telefones (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026. 

Serviços 

O programa contará com consultas de cardiologia, urologia, dermatologia, otorrino, nutrição, pediatria e psicologia. 

Já os atendimentos serão feitos nas áreas de odontologia, além de exames de eletrocardiograma, citologia, mamografia e ultrassonografia (mama, tireóide, abdômen total e endovaginal). 

As ultrassonografias poderão ser feitas a partir dos 15 anos de idade. 

Demanda espontânea 

Além dos serviços agendados, haverá atendimentos por demanda espontânea (sem agendamento) por ordem de chegada. 

Entre esses serviços estão instruções jurídicas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), emissão de carteira de identidade pelo Instituto Tavares Buril, correção de registro de nascimento, orientação jurídica pela Defensoria Pública, teste de paternidade, divórcio e pensão alimentícia.

Também haverá serviços ofertados pelo Detran-PE como os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão do CRLV e de boletos de pagamentos.

 A Neoenergia, também parceira do Alepe Cuida, oferecerá negociação de dívidas e cadastro de usuário de baixa renda. 

Microempresários 

Para os pequenos empresários, a iniciativa oferecerá orientações sobre formalização de Microempreendedor Individual (MEI), consultas e parcelamentos de dívidas, obtenção de créditos junto ao Banco do Nordeste (BNB), além de serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde e o Sebrae. 

Autocuidado 

Os serviços também incluem vacinação, testagem e aconselhamento sobre infecção sexual transmissível, Covid e HPV; aferição de sinais vitais; testagem para hanseníase e a instalação de um ambulatório do pé diabético voltado para pacientes com complicações provocadas pelo diabetes.

Serviço:

Projeto ‘Alepe Cuida’ 

Onde: Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar, na Avenida Dr. Júlio Maranhão, 1668, em Prazeres

Quando: 04 e 05 de setembro 

Horário: 9h às 12h e das 13h às 16h

Maiores informações e agendamentos pelos telefones: (81) 3183.2424 e (81) 3183.2026, no horário de funcionamento da Alepe. Na sexta-feira o agendamento tem horário reduzido: das 8h às 13h.


 

Veja também

Delegado da PF diz que há indícios de ação coordenada em incêndios
JUSTIÇA

Delegado da Polícia Federal diz que há indícios de ação coordenada em incêndios

Ex-presidente uruguaio Mujica recebe alta seis dias após operação
Mujica

Ex-presidente uruguaio Mujica recebe alta seis dias após operação

Newsletter