EUA

Projeto de lei na Califórnia quer proibir empresas de contatarem seus funcionários fora do trabalho

Pelo menos treze países já adotaram legislações similares nos últimos anos, como a França e Portugal

Mulher com smartphoneMulher com smartphone - Foto: Freepik/Reprodução

Um projeto de lei na Califórnia, nos Estados Unidos, quer proibir empresas de exigirem que seus funcionários estejam sempre prontos para responder e-mails e ligações fora do horário de trabalho para promover maior satisfação no emprego e evitar problemas de saúde. Até o momento, pelo menos treze países já adotaram leis similares nos últimos anos, como a França e Portugal.

A lei prevê que todas as empresas devem diferenciar de forma clara o que seriam horas de trabalho e de descanso em qualquer emprego para garantir que os funcionários só sejam obrigados a responder mensagens durante o período acordado antecipadamente. Há exceções, no entanto, durante emergências ou discutir agendamentos.

Para trabalhadores sindicalizados, também será permitido que acordos de negociação coletiva se sobreponham às leis de direito à desconexão.

O projeto de lei foi proposto pelo membro do partido democrata Matt Haney na Assembleia Legislativa da Califórnia, a casa inferior da legislatura bicameral do estado. Ele representa a cidade de São Francisco.

Haney defende que trabalhadores não podem ser punidos por não estarem disponíveis 24 horas por dia para o seu emprego se não estiverem sendo pagos para isso, e afirma que todos têm direito a tempo de lazer e com suas famílias, sem estarem preocupados com seus celulares ou respondendo e-mails.

Agora, o projeto de lei foi encaminhado ao Comitê de Trabalho da Assembleia e não será discutido por pelo menos algumas semanas, mas Haney está otimista de que sua proposta será aprovada, dado que empresas internacionais já estão fazendo o mesmo em outros países.

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter