Logo Folha de Pernambuco

Urbanização no Recife

Projeto-piloto de urbanização de margens do Capibaribe (RMR) é apresentado neste sábado

A previsão para início das obras, nos bairros da Iputinga e Parnamirim, é para abril

Margens do Rio Capibaribe que fazem parte do plano de urbanização do CITInovaMargens do Rio Capibaribe que fazem parte do plano de urbanização do CITInova - Foto: Giselle Cahú

Acontecerá, neste sábado (23), a apresentação do projeto-piloto de Urbanização de Dois Trechos da Margem do Rio Capibaribe para representantes de moradores, das áreas do Museu Murillo La Greca, no Parnamirim, e no Parque do Caiara, na Iputinga (RMR),  das 8h às 12h.
 
A iniciativa é do projeto CITInova e prevê a criação de uma área de convivência e lazer, promovendo a reinserção do rio nas dinâmicas cotidianas da cidade de maneira sustentável.
 
O Rio Capibaribe é o foco de três projetos-pilotos do CITinova: a urbanização nas margens, o barco solar e os jardins filtrantes. O barco irá fazer a travessia do Rio Capibaribe, transportando os moradores de uma margem a outra. A urbanização de dois trechos das margens e um jardim filtrante para tratamento da água poluída também fazem parte da iniciativa.
Barco solar faz parte do projeto desenvolvido pelo CITInova
O projeto foi concebido respeitando as rodadas de diálogo e participação realizadas com representantes das comunidades diretamente impactadas pelo projeto. O evento, neste sábado, seguirá as normas de segurança por conta da Covid- 19 com distanciamento social e uso obrigatório de máscara.
 
O encontro tem como objetivo a coleta de contribuições para o ajuste final do projeto, que seguirá para análise legal da Prefeitura do Recife  e  execução da ARIES.  A previsão para início das obras é em abril de 2021 com inauguração até o final deste ano. 


O Projeto CITinova é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado no Brasil pela Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No Recife, o CITinova é executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), em parceria com o Porto Digital. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter