Projetos de lei querem determinar distribuição gratuita de água em eventos e shows em Pernambuco
Texto deverá ser votado na Alepe e precisa ser aprovado para virar lei
A deputada estadual Rosa Amorim (PT-PE) apresentou dois projetos de lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para determinar a distribuição gratuita de água em eventos, shows, bares e restaurantes do Estado.
Os textos, que pretendem alterar o Código Estadual de Defesa do Consumidor e a lei que regulamenta a realização de shows e eventos artísticos acima de mil espectadores, foram publicados na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial do Poder Legislativo.
Os projetos foram apresentados para votação na Alepe após a morte de Ana Benevides durante o show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (17).
Leia também
• Imagens mostram suspeito de matar fã de Taylor Swift fugindo após o crime
• Fãs criticam a produtora TF4 e Taylor Swift por falta de ajuda à família de Ana Benevides
• Família de Ana Benevides, morta em show de Taylor Swift, pede empréstimo para levar corpo ao MS
Ana Benevides, assim como os outros 50 mil fãs que foram ao estádio do Engenhão, foram proibidos de entrar no local da apresentação com água — apesar de a sensação térmica na arena ter ultrapassado os 60ºC durante o show.
"A morte de Ana poderia ter sido evitada se não fosse a deficiência na regulamentação que abre espaço para que estes eventos coloquem o lucro acima da vida. O caso não é isolado", argumentou Rosa Amorim na justificativa do projeto.
O texto do projeto também ressalta que, além da distribuição de água de forma gratuita, será determinada a proibição de vedação de acesso de garrafas de uso pessoal com água para consumo em eventos.
Os projetos serão apresentados a comissões da Alepe, onde serão votados.