Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Prolapso genital: os 7 sintomas do problema de saúde que acometeu Marília Gabriela

O tratamento varia de acordo com a gravidade do quadro, podendo incluir um procedimento cirúrgico

Marília Gabriela fala sobre diagnóstico de prolapso genitalMarília Gabriela fala sobre diagnóstico de prolapso genital - Foto: Reprodução/Instagram

A apresentadora Marília Gabriela publicou um vídeo na última sexta contando que fez um procedimento cirúrgico por conta de complicações causadas por um prolapso genital, conhecido popularmente como bexiga caída ou bexiga baixa.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por @gabi_mariliagabriela

Nesta condição a mulher sofre uma perda da sustentação do ligamentos, tecido conjuntivo e músculos da pelve, fazendo com que a bexiga, uretra, intestino delgado, reto ou útero sejam projetados para dentro da vagina.

"Tive sintomas de um prolapso genital, que eu não conhecia. Para quem ainda não sabe trata-se da perda de sustentação dos órgãos. No meu caso, órgãos uterinos. Em dois dias eu estava numa mesa de cirurgia", relatou aos seus seguidores.

Quais são as causas?
Esta condição ocorre somente em mulheres, sendo mais comum à medida que envelhecem, principalmente a partir dos 60 anos de idade. Outros possíveis fatores que contribuem para o quadro são alterações hormonais, obesidade, doenças musculares e predisposição genética.

Além disso, cientistas apontam que a realização de atividades que requerem força (como em trabalhos com levantamento extensivo de pesos), ter um bebê por parto normal, realizar histerectomia (cirurgia de remoção do útero), constipação e tosse crônicas aumentam o risco de prolapso genital.

Sintomas
Os principais sintomas associados ao quadro de prolapso genital incluem:

Incontinência urinária;

Perda involuntária de urina;

Constipação;

Sensação de peso na região urinária (como se houvesse uma bola dentro da vagina);

Desconforto durante o sexo;

Corrimentos vaginais.

Tratamento
Já o tratamento depende da gravidade, variando por conta dos diferentes graus de severidade da condição. Em casos considerados moderados, é possível realizar apenas exercícios para fortalecimento da musculatura pélvica como um todo.

Nos apontados como mais graves, a exemplo da apresentadora Marília Gabriela, é recomendado pelo especialista a realização de uma intervenção cirúrgica. Este procedimento irá colocar os órgãos em suas posições originais.

Veja também

Newsletter