Logo Folha de Pernambuco

EUA

Promotor pedirá à justiça que reconsiderem a sentença dos Irmãos Menendez

Caso voltou a chamar atenção depois de série sobre o assassinato dos pais de Lyle e Erik Menendez

Lyle e Erik Menendez foram condenados pelo assassinato de seu pais o que levou à prisão perpétua dos dois Lyle e Erik Menendez foram condenados pelo assassinato de seu pais o que levou à prisão perpétua dos dois  - Foto: Divulgação/ID

Um promotor do Condado de Los Angeles disse nesta quinta-feira (24) que solicitaria uma nova sentença para Lyle e Erik Menendez, os irmão que mataram seus pais em 1989, numa medida que pode levar à libertação deles da prisão.

George Gascón anunciou sua decisão em uma entrevista coletiva no Hall of Justice, em Los Angeles. “Acredito que eles pagaram sua dívida com a sociedade”, disse o promotor.

Gascón, que estava cercado por membros de seu gabinete e membros da família Menendez, disse que entraria com um pedido no tribunal na sexta-feira (25) para que os irmãos fossem sentenciados novamente à acusação de assassinato, com possibilidade de liberdade condicional.

Não está claro quando um juiz do Tribunal Superior de Los Angeles decidirá sobre o pedido de nova sentença. Se um juiz concordar com Gascón, os irmãos terão que comparecer perante um conselho de liberdade condicional. Mas as revisões pelo tribunal e pelo conselho de liberdade condicional podem levar muito mais semanas e a libertação dos irmãos está longe de ser garantida.

O promotor distrital observou que havia desacordo em seu escritório sobre se deveria prosseguir com a nova sentença. Ele citou um documentário recente que, segundo ele, “trouxe uma tremenda quantidade de atenção pública” e solicitações de informações.

Durante seu primeiro julgamento no início dos anos 1990, que foi televisionado, os irmãos disseram que foram molestados sexualmente por seu pai e temiam por suas vidas. Na época, suas alegações foram recebidas com ceticismo generalizado. Mas Gascón disse que foi finalmente convencido pelos promotores em seu escritório que revisavam o caso a pedir reconsideração ao tribunal, e que ele acreditava nas alegações de abuso.

Os irmãos estão cumprindo penas de prisão perpétua sem liberdade condicional em uma prisão estadual perto de San Diego.

O caso atraiu atenção renovada este ano depois que a Netflix lançou uma série dramática sobre a história e, mais tarde, um documentário no qual os irmãos discutiram o caso longamente em entrevistas na prisão.

A equipe de defesa dos irmãos argumentou que eles foram abusados sexualmente pelo pai, Jose Menendez, e que a mãe deles, Kitty Menendez, sabia disso. Os advogados disseram que os irmãos mataram os pais porque temiam por suas vidas. Os irmãos confrontaram os pais sobre o abuso, disseram os advogados, e estavam preocupados que os pais os matassem para evitar que os segredos da família se tornassem públicos.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter