Sentença condenatória

Promotoria do Panamá pede 12 anos de prisão para ex-presidente Martinelli

Político quer voltar ao poder nas eleições de 2024

Ex-presidente do Panamá Ricardo MartinelliEx-presidente do Panamá Ricardo Martinelli - Foto: Mauricio Valenzuela/AFP

A Promotoria do Panamá pediu à Justiça, nesta quinta-feira (1), a "pena máxima" de 12 anos de prisão por lavagem de dinheiro para o ex-presidente Ricardo Martinelli, que quer voltar ao poder nas eleições de 2024.

"Pedimos [...] uma sentença condenatória" contra Martinelli e outros 12 coacusados, disse o promotor Emeldo Márquez no oitavo dia do julgamento contra o ex-presidente (2009-2014).

"Devemos estabelecer que seja imposta a eles a pena máxima" de 12 anos de prisão, estipulada pelo artigo 254 do Código Penal panamenho, acrescentou.

O promotor pediu a absolvição de outros dois coacusados neste julgamento conhecido como 'New Business', um dos vários processos abertos contra o ex-presidente por possíveis atos de corrupção durante seu governo.

Martinelli "é autor do crime de lavagem porque depositou e transferiu dinheiro pessoalmente e através de intermediário" a uma conta bancária investigada, "prevendo razoavelmente que tais atos constituíam operações ilícitas", afirmou Márquez.

O ex-presidente criticou o processo contra ele, afirmando nesta quinta em sua conta no Twitter que se trata de um "julgamento político arranjado", no qual "a promotoria levou um dia e meio em suas alegações falsas, mas os acusados têm, injustamente, uma hora contada no relógio" para apresentar sua defesa.

"A violação do direito a uma pessoa neste Estado selvagem, chamado Panamá, se torna uma violação ao futuro de todos", acrescentou.

O artigo 254 do Código Penal estabelece que um autor de lavagem de dinheiro "será sancionado com penas de cinco a doze anos de prisão".

A juíza Baloisa Marquínez deve proferir sua sentença em breve. Tradicionalmente, os magistrados panamenhos levam cerca de 30 dias para anunciar suas sentenças.

Martinelli, de 71 anos, também deve ir a julgamento este ano em outro caso de suposta lavagem de dinheiro por propina paga pela Odebrecht.

Veja também

Harris desafia Trump para novo debate em outubro
Eleições EUA

Harris desafia Trump para novo debate em outubro

Um morto, sete desaparecidos e mais de 60mil evacuados por inundações no Japão
CHUVAS NO JAPÃO

Um morto, sete desaparecidos e mais de 60mil evacuados por inundações no Japão

Newsletter