Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Protocolo de rastreio no Brasil da nova variante foca em recém-chegados do Reino Unido

Pacientes com esse histórico e exame RT-PCR positivo terão amostras sequenciadas

Brasil tem, até o momento, dois casos confirmados da variante B117, ambos em São PauloBrasil tem, até o momento, dois casos confirmados da variante B117, ambos em São Paulo - Foto: Juan Mabromata/AFP

O Ministério da Saúde encaminhou, no início da tarde desta quarta-feira (6), uma nota técnica com orientações sobre a investigação de possíveis casos suspeitos da nova variante B117 do coronavírus, identificada como responsável por um surto recente no Reino Unido. 

Segundo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, a nota informa que devem ser tratados como casos suspeitos os pacientes com passagem recente pelo Reino Unido e que tenham teste RT-PCR positivo. 

As amostras desses pacientes deverão ser enviadas para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, que é responsável pelo sequenciamento genético para determinação do tipo viral. 

“Foram identificados dois casos em São Paulo. É verdade que a maior parte das pessoas oriundas do Reino Unido dão entrada pelo eixo Rio-São Paulo. Não temos aqui um voo direto, mas devemos estar atentos”, disse Longo. 


"Vamos passar nota informativa para todos os nossos centros de testagem, unidades de saúde e para os municípios que fazem testes para que passe a ser uma rotina perguntar se a pessoa passou recentemente pelo Reino Unido. Passa a ser um marcador para que aquela amostra possa ser levada a estudo no Evandro Chagas”, completou, explicando que essa variante não interfere no resultado das amostras dos infectados. 

Reinfecções
André Longo disse ainda que, até o momento, Pernambuco registrou 55 notificações de casos suspeitos de possível reinfecção pelo coronavírus. Desse total, 21 foram descartados e 24 estão sendo investigados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Outras 10 amostras seguiram para o Instituto Evandro Chagas, para estudo mais detalhado.  

O gestor frisou que os dados de resultados positivos para reinfecção ficam concentrados no Ministério da Saúde, que tem o papel de fazer o comunicado tanto para a Imprensa quanto para os estados. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter