Logo Folha de Pernambuco

Aliança do Pacífico

Próxima cúpula da Aliança do Pacífico será no Peru, diz presidente chileno

Cúpula aconteceria na Cidade do México, mas foi suspensa depois que o Congresso peruano negou ao presidente Castillo permissão para assistir ao evento

Presidente chileno, Gabriel BoricPresidente chileno, Gabriel Boric - Foto: Martin Bernetti/AFP

A próxima cúpula da Aliança do Pacífico será realizada no Peru em data a definir, informou, nesta terça-fera (29), o presidente chileno, Gabriel Boric, após receber em Santiago seu contraparte peruano, Pedro Castillo.

A XVII cúpula de presidentes desta instância regional, que reúne Chile, Peru, México e Colômbia, seria realizada entre 24 e 26 de novembro na Cidade do México, mas foi suspensa depois que o Congresso peruano negou a Castillo uma permissão para assistir ao evento.

"Concordamos com o presidente Castillo em realizar a reunião suspensa dos presidentes da Aliança do Pacífico (...) no Peru, em data que divulgaremos em breve, uma vez que tivermos terminado as consultas com os outros países-membros", disse Boric, em declaração à imprensa no palácio presidencial de La Moneda, em Santigo, juntamente com o presidente visitante.

"Vamos dar continuidade a esta importante cooperação multilateral que temos entre os países da Bacia do Pacífico da nossa América para o intercâmbio com os que são hoje em dia o centro do mundo, os países da Ásia-Pacífico com a América-Pacífico", acrescentou o presidente chileno.

Os legisladores peruanos negaram uma permissão de viagem ao México ao presidente Castillo, alvo de investigações por suspeita de corrupção, em meio à crise política que o país andino atravessa.

Já o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que exortou, no entanto, ao Congresso do Peru, que reconsiderasse sua decisão e permitisse a Castillo viajar ao seu país para participar da cúpula, antecipou na semana passada que o encontro de presidentes da aliança poderia ocorrer no Peru.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter