Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Putin afirma que Rússia mantém a iniciativa na frente de batalha na Ucrânia

O ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belousov, declarou na mesma reunião que as tropas russas tomaram quase 4.500 km2 de território ucraniano este ano

O presidente da Rússia, Vladimir PutinO presidente da Rússia, Vladimir Putin - Foto: Alexander Nemenov/AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira que as tropas de Moscou estão tomando a iniciativa na linha de frente na Ucrânia e que estão acelerando seu avanço, quase três anos após o início do conflito.

"As tropas russas mantêm a iniciativa estratégica em toda a linha de contato na Ucrânia", declarou Putin em uma reunião exibida na televisão com comandantes de Defesa.

O presidente afirmou que a Rússia tomou 189 localidades ucranianas em 2024 e destacou que "o ano que acaba foi um ano de referência no cumprimento dos objetivos da operação militar especial", utilizando a nomenclatura empregada por Moscou para citar o conflito na Ucrânia.

O ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belousov, declarou na mesma reunião que as tropas russas tomaram quase 4.500 km2 de território ucraniano este ano e conquistam quase 30 km2 por dia.

Ele declarou que a Ucrânia controla menos de 1% da região leste de Lugansk e entre 25% e 30% do território nas regiões de Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia.

A Rússia reivindicou em 2022 a anexação das quatro regiões, apesar de não ter o controle total dos territórios.

As tropas russas avançaram durante este ano na região de Donetsk e reivindicaram nesta segunda-feira a tomada de outra pequena localidade da área.

Veja também

Venezuela liberta mais de 500 pessoas detidas em protestos no país após contestada vitória de Maduro
Venezuela

Venezuela liberta mais de 500 pessoas detidas em protestos no país após contestada vitória de Maduro

UE assina contrato com SpaceRise para projeto de 10,5 bilhões de euros de rede de satélites
SATÉLITES

UE assina contrato com SpaceRise para projeto de 10,5 bilhões de euros de rede de satélites

Newsletter