Putin anuncia anexação de quatro regiões da Ucrânia: habitantes serão "nossos cidadãos para sempre"
Presidente da Rússia ainda instou a Ucrânia a "cessar imediatamente as hostilidades" e negociar
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou, nesta sexta-feira (30), a anexação de quatro regiões da Ucrânia à Rússia em uma cerimônia no Kremlin na presença dos líderes pró -russos desses territórios controlados total, ou parcialmente, por Moscou. As regiões foram anexadas após "referendos" amplamente denunciados pela Ucrânia e por seus aliados ocidentais.
Os quatro líderes e Putin assinaram os documentos de anexação diante de um público composto por membros do governo, deputados, senadores e outros membros da elite política, antes de se darem as mãos e gritarem "Rússia!", junto com os demais presentes.
"Assinamos hoje um acordo sobre a integração" dessas regiões à Rússia, declarou Putin a membros do governo, deputados e senadores e outros representantes do Estado russo. Ele afirmou que os habitantes da regiões ucranianas anexadas serão "nossos cidadãos para sempre".
Leia também
• Blinken acusa Rússia de 'apropriação de terras' após referendos na Ucrânia
• Meloni diz que Ucrânia pode contar com a Itália
• Ucrânia pede mais armas para responder à anexação de quatro regiões ocupadas
Putin ainda instou a Ucrânia a "cessar imediatamente as hostilidades" e negociar.
"Instamos ao regime de Kiev que cesse imediatamente os disparos, todas as hostilidades e volte à mesa de negociações", expressou o presidente.