Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

Putin diz acreditar em 'diálogo eficaz' com EUA

Biden e Putin conversam nesta quinta-feira (30), por telefone, a partir das 17h30

Biden e Putin em cúpula de GenebraBiden e Putin em cúpula de Genebra - Foto: Denis Balibouse / POOL / AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, disse estar "convencido" de que um diálogo "eficaz" com os Estados Unidos é possível, em sua mensagem de fim de ano a seu homólogo americano, Joe Biden, horas antes de uma conversa entre os dois líderes.

"Estou convencido (...) de que podemos avançar e estabelecer um diálogo russo-americano eficaz, baseado no respeito mútuo e na consideração dos interesses nacionais de cada um", escreveu Putin em um telegrama, segundo o Kremlin, em um contexto de crise entre a Rússia e o Ocidente por causa da Ucrânia.

Nesta quinta, Moscou ressaltou que quer resolver, pelo diálogo, as tensões com o Ocidente.

"Apenas a via das negociações pode resolver o mar de problemas imediatos que há entre nós", disse à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Biden e Putin conversam nesta quinta-feira (30), por telefone, a partir das 17h30 (horário de Brasília), "para discutir diversos temas, incluindo os próximos compromissos diplomáticos com a Rússia", disse um porta-voz da Casa Branca para questões de segurança. 

Ainda de acordo com a mesma fonte, nessa conversa, a segunda deste tipo em menos de um mês, Biden vai oferecer a Putin uma "via diplomática" como saída da crise ucraniana, antes das negociações sobre segurança na Europa que começam em 10 de janeiro.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter