Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

Visita à Coreia do Norte demonstra que Putin ''depende'' de autoritários, diz chefe da Otan

Questionado sobre as medidas que a Otan poderia tomar, Stoltenberg respondeu que "já existem muitas sanções contra a Coreia do Norte"

Vladimir Putin, atual presidente da RússiaVladimir Putin, atual presidente da Rússia - Foto: Mikhail Metzel/POOL/AFP

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, estimou nesta segunda-feira (17) que a visita do presidente russo, Vladimir Putin, à Coreia do Norte demonstra como o esforço bélico de Moscou na Ucrânia se tornou "dependente" de líderes autoritários.

"Isso mostra o quanto o presidente Putin e Moscou estão agora dependentes de países autoritários ao redor do mundo", declarou Stoltenberg a jornalistas em Washington, após um discurso no Wilson Center.

"Seus amigos mais próximos e os maiores apoiadores do esforço bélico russo - guerra de agressão - são a Coreia do Norte, o Irã e a China", afirmou o secretário-geral da aliança militar.

Restrições
Questionado sobre as medidas que a Otan poderia tomar, Stoltenberg respondeu que "já existem muitas sanções contra a Coreia do Norte, o problema é que a Rússia agora está violando essas sanções".

Citando um número levantado pela inteligência sul-coreana, Stoltenberg disse que a Coreia do Norte já entregou um milhão de projéteis à Rússia. "Esse fluxo de armas continua", afirmou.

"Vemos eles carregando vagões de trem e depois cruzando a fronteira entre a Coreia do Norte e a Rússia", assegurou.

A Rússia é membro com direito a veto no Conselho de Segurança da ONU, que impôs sanções a Pyongyang por seus programas nuclear e de mísseis.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter