Putin se comporta 'como os nazistas', acusa porta-voz da UE
"Putin fala em "prevenção de um genocídio, o que não faz sentido, porque ele está cometendo um", disse Peter Stano
O presidente russo, Vladimir Putin, está se comportando na Ucrânia "como os nazistas" e está prestes a cometer um genocídio - acusou um porta-voz da Comissão Europeia, o eslovaco Peter Stano, nesta sexta-feira (25).
Putin fala em "prevenção de um genocídio, o que não faz sentido, porque ele está cometendo um, ou está prestes a cometer um. Fala em 'desnazificar' a Ucrânia, mas se comporta como os nazistas", criticou o porta-voz.
Leia também
• Rússia está disposta a negociar se Ucrânia 'depor as armas', diz chanceler
• Mais de 1,8 mil manifestantes contra a guerra são detidos na Rússia, segundo ONU
• Rússia proíbe aviões ligados ao Reino Unido em seu espaço aéreo
Putin justificou a ofensiva militar contra alvos na Ucrânia pela necessidade de eliminar elementos de tendência nazista no país vizinho. Segundo o presidente russo, estes grupos estariam cometendo um genocídio contra a população russófona.
Nesta sexta-feira (25), Stano disse que é difícil saber os verdadeiros objetivos de Putin e de sua ofensiva militar, mas que os efeitos reais são "desumanos".
Putin - insistiu o porta-voz - "quer tomar a independência da Ucrânia. Quer causar dano e sofrimento nos ucranianos. Isso é desumano. Não é civilizado, não corresponde à Europa do século XXI".
Os líderes da UE aprovaram, politicamente, na quinta-feira (24), um pesado pacote de sanções contra os setores financeiro, de transportes e de energia, além de restrições à exportação de tecnologia e à concessão de vistos.
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, pediu, publicamente, sanções mais pesadas contra a Rússia e, nesta sexta, o chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou que mais medidas estão sendo preparadas "com urgência".