Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

Putin se reúne com chanceler norte-coreana no Kremlin

As potências ocidentais afirmam que cerca de 10.000 soldados norte-coreanos estão na Rússia e poderiam ser enviados para combater em breve

O presidente russo Vladimir Putin (E) cumprimenta a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui (D)O presidente russo Vladimir Putin (E) cumprimenta a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui (D) - Foto: Mikhail Tereshchenko / POOL / AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu nesta segunda-feira (4), em Moscou, com a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, em um momento em que o Ocidente afirma que a Rússia planeja enviar milhares de soldados norte-coreanos para o conflito na Ucrânia.

Choe está na Rússia há uma semana e prometeu que a Coreia do Norte apoiará Moscou até sua "vitória" no país vizinho.

"O presidente Putin recebeu a ministra das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, Choe Son Hui", confirmou o Kremlin em um comunicado.

Putin, que assinou um acordo militar com Pyongyang em junho, não negou a possibilidade do envio de tropas norte-coreanas ao ser questionado publicamente no mês passado.

A presidência russa publicou um vídeo do líder russo saudando a ministra norte-coreana em um salão no Kremlin.

Segundo uma tradução em russo, Choe agradeceu a Putin por se reunir com ela e transmitiu os votos de boa sorte do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un.

Choe conversou na semana passada com seu homólogo russo, Serguei Lavrov, e afirmou que Pyongyang pretende estar ao lado da Rússia em sua ofensiva na Ucrânia.

As potências ocidentais afirmam que cerca de 10.000 soldados norte-coreanos estão na Rússia e poderiam ser enviados para combater em breve.

A reunião ocorreu enquanto a ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, visitava Kiev.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, criticou a fraca resposta ocidental ao suposto envio de tropas norte-coreanas à Rússia.

Veja também

Casa onde Marighella viveu em Salvador será transformada em instituto
Brasil

Casa onde Marighella viveu em Salvador será transformada em instituto

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão
Mar do Japão

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão

Newsletter