Diplomacia

Putin trata de 'conflitos regionais' com diretor da CIA

A visita de Burns ocorreu nos dias 2 e 3 de novembro

Presidente Russo, Vladimir PutinPresidente Russo, Vladimir Putin - Foto: SPUTNIK / AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, conversou sobre os "conflitos regionais" em uma teleconferência com o diretor da CIA, William Burns, que visitou a Rússia na semana passada - informou o Kremlin nesta segunda-feira (8).

A visita de Burns, frequentemente apresentado como um dos diplomatas mais experientes de seu país, ocorreu nos dias 2 e 3 de novembro, a pedido do presidente Joe Biden, de acordo com a embaixada dos Estados Unidos em Moscou.

Segundo a rede de televisão americana CNN, Burns teria sido designado para Moscou para "alertar" a Rússia contra eventuais reforços de suas tropas nas proximidades da fronteira russo-ucraniana.

Depois das conversas na capital russa, o diretor da CIA teria tratado, também por telefdone, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski. 

"Houve uma conversa por telefone" entre Vladimir Putin e William Burns no marco desta visita, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à imprensa nesta segunda.

Falaram sobre as relações bilaterais, a crise diplomática entre ambos os países e "trocaram suas opiniões a respeito dos conflitos regionais", acrescentou, sem dar mais detalhes.

A viagem de Burns, que não foi divulgada por Washington, acontece em um momento de tensas relações entre Rússia e Estados Unidos, devido a uma série de disputas em grande escala. Uma delas é o conflito na Ucrânia.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter