QI: os 6 hábitos que provam que você é inteligente
Falar e ficar sozinho, bem como ser bagunceiro, são algumas das características encontradas em comum nessas pessoas
O quociente de inteligência (QI) é o resultado de uma série de testes ou subtestes padronizados que visam medir a inteligência humana. Vários pesquisadores realizaram estudos a esse respeito para determinar quais hábitos poderiam estar associados a um QI elevado.
De acordo com a plataforma de aprendizagem ‘Study.com’, esses testes medem a inteligência com base na capacidade de uma pessoa raciocinar usando a lógica. As avaliações fazem perguntas aos participantes que testam sua memória, reconhecimento de padrões e habilidades de resolução de problemas.
Pesquisadores de instituições acadêmicas renomadas encontraram seis hábitos de pessoas com QI elevado e as razões por trás desses comportamentos:
1. Eles gostam de ficar sozinhos
Norman Li, da Singapore Management University, e Satoshi Kanazawa, da London School of Economics and Political Science, descobriram que as pessoas com QI elevado gostam de passar tempo sozinhas. Além disso, eles também podem se sentir desconfortáveis em multidões.
2. Eles gostam de falar sozinhos
Esse hábito, segundo resultados de um estudo do pesquisador e psicólogo Gary Lupyan, pode estimular a memória e melhorar a concentração.
De acordo com os resultados de um estudo do pesquisador e psicólogo Gary Lupyan, puxar sozinho pode estimular a memória e melhorar a concentração
3. Eles criticam uns aos outros com frequência
De acordo com um estudo de 1999 da Universidade Cornell, pessoas incompetentes não reconhecem a sua própria incompetência e pessoas inteligentes tendem a subestimar as suas capacidades. Isso poderia permitir que alguém se concentrasse profundamente em seu trabalho e ideias, bem como pensasse de forma crítica, objetiva e criativa sobre qualquer tarefa.
Leia também
• Fumaça de incenso é tão ou mais tóxica que fumaça de cigarro, alertam pneumologistas
• Neurociência explica por que filmes de terror fazem bem para a saúde; entenda
• Ministério da Saúde de Gaza diz que Exército de Israel abriu fogo em hospital do território
4. Eles tendem a ser bagunceiros
Uma nova pesquisa da cientista e psicóloga Kathleen Vohs, da Universidade de Minnesota, e sua equipe descobriu que a desordem pode promover o pensamento criativo e estimular novas ideias.
“Trabalhos anteriores descobriram que um ambiente limpo leva as pessoas a fazer coisas boas: não cometer crimes, não jogar lixo e mostrar mais generosidade. No entanto, descobrimos que você pode obter resultados realmente valiosos estando em um ambiente confuso”, explicou Vohs, da Associação de Ciências Psicológicas.
5. Eles gostam de desafios
Pessoas com alta inteligência gostam de desafios e quebra-cabeças porque gostam de aprender coisas novas e compartilhar ideias. Além disso, esses desafios podem ajudar a melhorar as habilidades cognitivas, como habilidades de resolução de problemas, memória e pensamento crítico.
6. Eles costumam ficar acordados até tarde
“Nosso estudo descobriu que adultos que são naturalmente mais ativos à noite tendem a ter melhor desempenho em testes cognitivos do que aqueles que são ‘pessoas matinais’ ”, explicou a principal autora de um estudo sobre o assunto, Raha West, do Departamento de Cirurgia e Câncer no Imperial College London, em comunicado.