Logo Folha de Pernambuco

Operação Smile

Quadrilha que usava clínicas na RMR e em SP para lavar dinheiro do tráfico de cocaína é alvo da PF

Segundo a polícia, mandados de busca e apreensão são cumpridos nesta quarta-feira no Recife e em Jaboatão dos Guararapes

Operação cumpre mandado em clínica odontológica na RMROperação cumpre mandado em clínica odontológica na RMR - Foto: Divulgação/Polícia Federal

Uma organização criminosa voltada à prática de tráfico de drogas, segundo a Polícia Federal (PF), é o alvo da Operação Smile (“sorriso” em inglês), deflagrada na manhã desta quarta-feira (29).

De acordo com a PF, foram expedidos pela Justiça Estadual e estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos bairros de Candeias, Cajueiro Seco e Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; e em Boa Viagem e na Boa Vista, no Recife. 

Os mandados são para dois endereços residenciais e três clínicas odontológicas.

Segundo a polícia, as investigações indicaram uma forte atuação de facções criminosas de projeção nacional em um esquema para lavar o dinheiro do tráfico de cocaína, utilizando para isso clínicas médicas e odontológicas em São Paulo e Pernambuco com a finalidade de permitir a compra de insumos utilizados no refino da cocaína.

“Apesar de serem cumpridos apenas mandados de busca e apreensão, há grande possibilidade de também haver cumprimento de mandados de prisão preventivas expedidos pela Justiça de São Paulo, haja vista que alguns desses líderes encontram-se foragidos e com residência num condomínio de luxo no Recife”, informou a PF, em nota.

Os investigados irão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de capitais, cujas penas ultrapassam os 30 anos de reclusão.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter