Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Quais são os procedimentos estéticos mais buscados no Brasil? Veja lista

País fica atrás apenas dos Estados Unidos em número de procedimentos estéticos

Toxina botulínicaToxina botulínica - Foto: @YuriArcursPeopleimages/Freepik

O Brasil é o segundo país que mais realizou procedimentos estéticos no mundo em 2022, revela a pesquisa anual global, que foi publicada recentemente, sobre procedimentos estéticos/cosméticos da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). O País fica atrás apenas dos Estados Unidos, com mais de 7,4 milhões de casos (22% do total global). O Brasil representa quase 9%.

Apenas em 2022, o mercado estético alcançou cerca de 34 milhões de pessoas ao redor do mundo. De modo geral, o número de procedimentos estéticos aumentou 11,2% entre 2021 e 2022. E o número de procedimentos estéticos não cirúrgicos ultrapassou as cirurgias plásticas. No somatório, foram 18,8 milhões de procedimentos não cirúrgicos e 14,9 milhões de procedimentos cirúrgicos no período.

Entre a lista de procedimentos não cirúrgicos preferidos dos brasileiros, segundo dados da pesquisa anual da ISAPS 2021, a mais recente já divulgada, estão: a toxina botulínica em primeiro lugar, seguida pelos preenchedores de ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno e redução de gordura e medidas.

Toxina botulínicaFoto: ruslan-malysh/Freepik

Segundo especialistas, as pessoas estão procurando cada vez mais tecnologias de ponta, como ultrassom micro e macrofocado, para tratar flacidez, eliminar gordura, além de lasers, indicados para aumentar o viço e a luminosidade da pele, diminuir manchas, rugas, estrias e gordura localizada.

Entre os tratamentos também podemos incluir o lifting e o peeling facial, atingindo a camada muscular sob a pele e ajuda a rejuvenescer e tirar as rugas. Além, é claro, do microagulhamento, técnica que utiliza uma série de agulhas minúsculas que são inseridas na pele para induzir pontos de produção de colágeno e que ganhou notoriedade após famosas como Anitta, Kim Kardashian e Victoria Beckham, compartilharem seus resultados.

Entre as cirurgias plásticas, as principais e mais realizadas no Brasil estão: a lipoaspiração em primeiro lugar, seguida pelo aumento da mama, cirurgia na pálpebra, rinoplastia e abdominoplastia.

A lipoaspiração está em alta nas buscas no país essa semana após a morte da ex-Power Couple, dançarina e assistente de palco Luana Andrade, em decorrência de uma embolia pulmonar maciça após procedimento de lipoaspiração no joelho.

A prática é um procedimento cirúrgico para remover o acúmulo de gordura em áreas específicas do corpo, que não respondem bem à dieta e ao exercício físico, e melhorar o contorno corporal na região.

No entanto, diferente de outras técnicas como a cirurgia bariátrica, é importante destacar que a lipoaspiração não é destinada à perda de peso. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), os candidatos ideais são justamente pessoas que já têm um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de atividades físicas, e que não estão com excesso de peso.

No geral, de acordo com a Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos e Estéticos (BAAPS, da sigla em inglês), a lipoaspiração envolve o uso de um tubo fino denominado cânula, que é inserido através de pequenas incisões feitas na pele do local escolhido. Em seguida, um dispositivo de sucção é conectado à cânula, e a gordura é aspirada para fora do corpo.

Veja também

Newsletter