Qual é a diferença entre cantada e assédio?
Você saberia dizer quando uma cantada passa dos limites? Saiba mais sobre este tema neste artigo
Você sabe qual é a diferença entre cantada e assédio? Não importa se você é homem ou mulher, essa é uma informação necessária para ambos.
Entender o que muda de uma situação para outra é um assunto controverso. Afinal, a linha entre uma cantada e um assédio sexual pode ser bem tênue em alguns casos.
Porém, como vamos entender ao longo desse artigo existe uma diferença muito importante entre cantada e assédio.
Algo que não pode ser simplesmente desconsiderado. Muito embora as mais variadas situações em que o tema se torna confuso. Continue lendo e entenda.
Então, qual é a diferença entre cantada e assédio?
De uma forma muito simples de entender, a diferença é a palavra não. Porque, em uma cantada existe uma situação de flerte onde a mulher dá o seu consentimento a quem pratica o ato.
No entanto, em uma situação de assédio o consentimento não existe. Portanto, a mulher não quer a aproximação masculina, incluindo as cantadas indesejadas.
E são as próprias mulheres que afirmam que o consentimento é a principal diferença, segundo o Jornal O Globo e o Ciber Lex Blog.
Mas, o assédio pode não ficar apenas em uma cantada que a vítima achou desrespeitosa ou simplesmente não quer. É isso que vamos ver no tópico a seguir.
Qual é a diferença entre cantada e assédio no comportamento masculino?
Em primeiro lugar, o homem deve avaliar bem a situação e perceber se a mulher está interessada no flerte. Pois, caso perceba uma recusa, é necessário retroceder para não cometer assédio.
Isso é muito claro para a maioria das mulheres e para muitos homens. Apesar disso, existem alguns homens que vão além das cantadas indesejadas.
Pegar a mulher pelo braço quando ela claramente não está interessada. Ou forçar uma aproximação física indesejada são comportamentos que claramente configuram violência contra a mulher acontecem em muitas situações.
Outros comportamentos presentes em situações de assédio são uso de palavras de baixo calão. Além de pedidos de favores indesejados, grosserias e ofensas verbais.
O que a vítima deve fazer em caso de assédio?
Primeiro, a mulher deve saber qual é a diferença entre cantada e assédio. Pois, se a mulher se sentir ameaçada, incomodada e ofendida, não são cantadas engraçadas. É assédio.
Em uma cantada a mulher vai se sentir confortável porque ela está de acordo com a situação. Ou seja, há um interesse mútuo dela pelo homem, e do homem em questão por ela.
Então, quando a mulher perceber que está sendo vítima de um assédio ela deve chamar a polícia. Ou ir até uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência.
É muito importante denunciar o agressor e reunir também testemunhas, para que haja provas do assédio.
E o policial deve conduzir todos os envolvidos à delegacia para esclarecer os fatos. Mas, também podem encaminhar a vítima para a delegacia da mulher.
O mais importante é que as mulheres entendam que não podem permanecer em uma situação de risco. Afinal, o assédio que começa com uma simples cantada pode se tornar algo mais perigoso. Por exemplo, evoluir para uma possível situação de agressão à mulher.
Leia também
• Stênio Garcia sai em defesa da mulher Marilene Saade: "Ela me trata muito bem!"
• Informada que foi estuprada pelo anestesista durante o parto, mulher está revoltada e com medo
• Mulher estuprada por anestesista no parto ainda não sabe que foi vítima do crime, diz delegada
Qual é a diferença entre cantada e assédio no trabalho?
Em uma situação profissional a cantada também pode ser considerada assédio moral ou assédio sexual. O que define a diferença continua sendo o consentimento da mulher.
Ou seja, não há diferença para uma situação de trabalho, para uma situação em via pública ou até dentro de casa. Portanto, assédio continua sendo assédio em qualquer lugar.
Além disso, o assédio em ambiente de trabalho é combatido pela legislação trabalhista. E pode ser motivo para indenização da vítima, quando comprovado judicialmente.
Concluindo
A cantada só existe quando há consentimento da mulher. Caso contrário, se trata de uma situação de assédio. E a vítima pode e deve chamar a polícia.
Em caso de assédio, o mais recomendado é que a mulher procure o policial mais próximo a ela no momento. Afinal, a prioridade é garantir sua segurança e permanecer longe do agressor.
Ficou com alguma dúvida sobre qual é a diferença entre cantada e assédio? Comente!