Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Qual é a fruta mais rica em colágeno?

De doenças cardíacas a diabetes, existem alguns ingredientes naturais com nutrientes e propriedades que ajudam na regeneração da pele

Consumo de frutas é uma opção mais econômica para manter o colágeno da peleConsumo de frutas é uma opção mais econômica para manter o colágeno da pele - Foto: Freepik

O colágeno é uma proteína fundamental para o corpo humano, pois desempenha um papel crucial na firmeza e elasticidade da pele. Essa proteína se encontra em várias partes do corpo, como o cabelo, as unhas, os ossos, entre outras. Segundo o site “Nemours KidsHealth”.

À medida que as pessoas envelhecem, a produção de colágeno diminui, o que pode levar ao aparecimento de rugas e flacidez na pele, assim como a problemas articulares e ósseos.

Embora existam diversos suplementos que estimulam a produção de colágeno e tratamentos estéticos, há uma opção econômica e de fácil acesso: o consumo de frutas.

O mamão papaia é uma fruta tropical pertencente à família Caricaceae. Ela pode ser identificada por seu sabor doce e aroma agradável. Sua textura é semelhante à do melão e é geralmente consumida fresca ou em vitaminas, saladas e sucos.

Esta fruta oferece muitos benefícios para a saúde. Seu consumo está associado a um menor risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer, além de ajudar no controle da glicose no sangue e reduzir a pressão arterial, conforme explica o portal ‘MedicalNewsToday’.

O mamão possui propriedades antioxidantes que estimulam a produção de colágeno e é rica em vitamina C, ácido fólico, potássio e fibras. Além disso, contém a enzima papaína, que auxilia na digestão.

Entre outros benefícios dessa fruta tropical, os múltiplos nutrientes e enzimas se destacam, por poderem contribuir para a renovação celular. Além disso, o mamão ajuda na cicatrização de feridas e na prevenção de infecções em áreas com queimaduras.

“Essas enzimas frutais decompõem a queratina das células mortas, facilitando sua remoção”, comenta o farmacêutico Eduardo Senante. E prossegue: “Dessa forma, conseguimos uma esfoliação suave, adequada para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis”.

Como consumir o mamão para regenerar a pele?
Embora existam diversas formas de consumir essa fruta, a principal é em jejum ou como lanche no meio da manhã. Consumir mamão pela manhã pode potencializar seus efeitos digestivos e anti-inflamatórios, graças à enzima papaína, conforme explica o portal ‘MedicalNewsToday’.

Outra opção é consumi-la em sucos e vitaminas, combinando-a com outros ingredientes, como cúrcuma ou gengibre, para aumentar seus efeitos. Você pode bater a fruta com um pouco de água ou suco de laranja natural.

Mesmo que o mamão possa oferecer diversos benefícios, é sempre importante consultar um profissional de saúde para verificar se o consumo é adequado para você.

Veja também

Newsletter