Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Qual o jeito certo de se limpar depois de ir ao banheiro? Especialista responde

Para além do papel higiênico, outras formas de limpeza podem garantir uma proteção maior contra infecções

Mulher utilizando o vaso sanitário Mulher utilizando o vaso sanitário  - Foto: Freepik

Diferente do que se acredita, é possível utilizar mais de uma técnica para se limpar após uma ida ao banheiro, inclusive, essa maneira de proceder é a mais indicada por especialistas. Para além do papel higiênico, o mais comum, também é possível realizar higiene anal com o "chuveirinho", banho normal (utilizando sabonete) ou lenços umedecidos.

Mas qual é a forma certa de se limpar?
Segundo Camila Gutz, fisioterapeuta pélvica e especialista em sexualidade, a higiene anal é importante principalmente para as mulheres, uma vez que elas têm a região do canal vaginal próxima ao ânus. Ao Globo, ela explicou quais os melhores jeitos de lavar a região e a melhor maneira de evitar bactérias, fungos e o mau cheiro.

– A higiene deve ser bem feita. É preciso lavar e secar bem, sem deixar úmido, para não favorecer a proliferação de fungos e bactérias, além de outros microrganismos naquela região. Também é importante manter a área limpa para as relações sexuais – ressaltou.

No caso das mulheres, a falta de higiene adequada no ânus pode favorecer e estar relacionada a infecções vaginais. É o caso, por exemplo, da candidíase, que leva à produção de corrimento branco-acizentado e com cheiro forte. Embora essas questões possam ser tratadas com antibióticos, antifúngicos e pomadas, uma boa limpeza na região pode ser capaz de prevenir o desconforto.

Papel higiênico
O papel é um material seco e, por isso, ajuda a disseminar a sujeira, não limpa completamente as rugosidades do ânus e aumenta a possibilidade de infecções. No entanto, se for utilizado, ele deve ser forte, absorvente e macio.

A limpeza deve ser realizada suavemente, em movimentos que se iniciam na frente e seguem para trás, na direção do ânus. Além disso, o indicado é que uma ducha seja usada para limpar a região após o uso do papel. Se não tiver chuveiro, é possível molhar um outro pedaço de papel e passar suavemente na área.

Sabonete
De acordo com Camila, é importante que, ao terminar as necessidades, a área anal seja limpa com água e sabonete. No entanto, ela destaca que não se deve usar, em hipótese alguma, o sabonete corporal para limpar áreas íntimas. Nesses casos, a recomendação é que se use sabonete glicerinado neutro, ou seja, sem substâncias químicas que podem causar irritabilidade, coceiras, alergias ou desequilibrar o pH da região.

Chuveiro/Chuveirinho
Nem sempre é possível utilizar o próprio sabonete na limpeza íntima. A recomendação da profissional é que, nessas ocasiões, seja utilizado apenas água. Com as duas mãos, as nádegas devem ser afastadas e a ponta dos dedos deve ser usada para limpar a região. A fisioterapeuta alerta, porém, para que o dedo não seja introduzido no ânus.

Secagem
O processo de secagem é igual em todos os processos citados acima. A região precisa ser enxugada completamente, sem poder ficar úmida, uma vez que é o tipo de ambiente ideal para a proliferação de bactérias e fungos. É preciso usar sempre uma toalha seca ou um pedaço de papel mais firme.

Lenço umedecido
Assim como o papel higiênico, ele também não é recomendado para o uso sozinho. No entanto, se estiver fora de casa, é preferível usar o lenço do que o papel higiênico. Ao chegar em casa, é preciso tomar banho imediatamente para limpar a região.

No geral, sete folhas de lenço umedecido por vez utilizada é o suficiente para prevenir possível contaminação e infecção, de acordo com informações do fabricante de papel higiênico Cottonelle.

Toalha compacta desidratada
Ela serve como substituição ao lenço umedecido. Ela vem enrolada como um pacote pequeno, do tamanho de uma moeda. Ao molhar, se transforma em uma pequena toalha, um pouco maior do que a palma da mão. Não tem álcool, produto químico ou perfume, o que também ajuda a não alterar o pH.

Veja também

Newsletter