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Quarta edição da Campanha Sons do Bem celebra o Dia Nacional de prevenção e combate à surdez

Depois de passar pelo Recife e Paulista, iniciativa solidária vai doar aparelhos auditivos para pessoas carentes que moram em Jaboatão dos Guararapes

A entrega dos aparelhos ocorrerá durante um evento no Cinépolis do Shopping GuararapesA entrega dos aparelhos ocorrerá durante um evento no Cinépolis do Shopping Guararapes - Foto: Divulgação

No próximo dia 10 de novembro é comemorado o Dia Nacional de prevenção e combate à surdez. Para marcar a data, a cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), recebe a quarta edição da Campanha Sons do Bem, uma ação solidária que visa a promoção da saúde por meio da doação de aparelhos auditivos para população em situação de vulnerabilidade. O objetivo é transformar a vida de pessoas com deficiência auditiva e conectá-las ao mundo que lhes cerca.

Este ano, serão doadas dez próteses, contemplando sete pacientes que estão sendo acompanhados há dois meses por uma equipe multidisciplinar. A entrega dos aparelhos ocorrerá durante um evento no Cinépolis do Shopping Guararapes, no próximo dia 9 de novembro, a partir das 9h, e contará com a presença de Maestro Spok e representantes dos nossos times de futebol, que serão os embaixadores desta edição. 

Este ano, a campanha Sons do Bem vai contemplar pessoas assistidas pelo Instituto Peró, braço social do Shopping Guararapes, e pessoas em situação de vulnerabilidade acompanhadas pela Prefeitura de Jaboatão. As instituições ficaram responsáveis pela seleção dos pacientes que, durante o processo de triagem, foram submetidos a exames e acompanhamento médico. Após receberem as próteses, esse grupo será acompanhado por especialistas por um período vitalício. O investimento na campanha é de R$ 120. 

"Esse projeto realmente muda a vida das pessoas. Acreditamos que nosso papel na sociedade vai além de vender aparelhos. Acredito na inserção das pessoas a vida cotidiana através da utilização do produto que vendemos. Voltar a ouvir significa ter a dignidade restaurada. Essas pessoas vão poder, desde interagir com familiares, até serem inseridas no mercado de trabalho. O melhor é que oferecemos assistência ao longo da vida para todos os beneficiados no projeto", ressaltou o diretor da Audivida, Ricardo Ferraz.

A campanha é encabeçada pela empresa Audivida e foi idealizada pelo empresário Ricardo Ferraz. A iniciativa tem quebrado as barreiras do isolamento trazido pelos problemas auditivos, que afeta uma população vulnerável e pouco assistida pelo poder público. Nas três primeiras edições, o projeto contemplou 30 pessoas, foram doados 56 aparelhos. Um investimento de aproximadamente de R$ 260 mil, mas que vai além do dinheiro empregado. O valor está na mudança da vida de pessoas que se viam sozinhas e discriminadas.

A primeira edição da campanha Sons do Bem ocorreu em 2016. Na ocasião, idosas atendidas pelo Abrigo Espírita Lar de Jesus, no bairro da Torre, e pelo Instituto Padre Venâncio, na Várzea,  Zona Oeste do Recife, tiveram a chance de voltar a ouvir. No ano seguinte, idosos que viviam no Abrigo Santo Antônio, em Casa Caiada, Olinda, conseguiram se reencontrar com os sons que os cercavam. Em 2021, a ação contou com a parceria da Igreja do Amor de Paulista. 

A campanha, além de dar mais dignidade a pessoas em situação de vulnerabilidade, tem como objetivo chamar a atenção para os cuidados com a audição e como a surdez pode afetar as relações sociais, gerando conflitos e preconceito. "A cada ano que passa a campanha nos surpreende positivamente. Sinto que estamos crescendo e ganhando mais experiência nessa área social, que acabou se tornando um braço importante do trabalho de nossa empresa ao logo do ano", pontuou Ferraz. 

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