Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Quarta edição da Campanha Sons do Bem celebra o Dia Nacional de prevenção e combate à surdez

Depois de passar pelo Recife e Paulista, iniciativa solidária vai doar aparelhos auditivos para pessoas carentes que moram em Jaboatão dos Guararapes

A entrega dos aparelhos ocorrerá durante um evento no Cinépolis do Shopping GuararapesA entrega dos aparelhos ocorrerá durante um evento no Cinépolis do Shopping Guararapes - Foto: Divulgação

No próximo dia 10 de novembro é comemorado o Dia Nacional de prevenção e combate à surdez. Para marcar a data, a cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), recebe a quarta edição da Campanha Sons do Bem, uma ação solidária que visa a promoção da saúde por meio da doação de aparelhos auditivos para população em situação de vulnerabilidade. O objetivo é transformar a vida de pessoas com deficiência auditiva e conectá-las ao mundo que lhes cerca.

Este ano, serão doadas dez próteses, contemplando sete pacientes que estão sendo acompanhados há dois meses por uma equipe multidisciplinar. A entrega dos aparelhos ocorrerá durante um evento no Cinépolis do Shopping Guararapes, no próximo dia 9 de novembro, a partir das 9h, e contará com a presença de Maestro Spok e representantes dos nossos times de futebol, que serão os embaixadores desta edição. 

Este ano, a campanha Sons do Bem vai contemplar pessoas assistidas pelo Instituto Peró, braço social do Shopping Guararapes, e pessoas em situação de vulnerabilidade acompanhadas pela Prefeitura de Jaboatão. As instituições ficaram responsáveis pela seleção dos pacientes que, durante o processo de triagem, foram submetidos a exames e acompanhamento médico. Após receberem as próteses, esse grupo será acompanhado por especialistas por um período vitalício. O investimento na campanha é de R$ 120. 

"Esse projeto realmente muda a vida das pessoas. Acreditamos que nosso papel na sociedade vai além de vender aparelhos. Acredito na inserção das pessoas a vida cotidiana através da utilização do produto que vendemos. Voltar a ouvir significa ter a dignidade restaurada. Essas pessoas vão poder, desde interagir com familiares, até serem inseridas no mercado de trabalho. O melhor é que oferecemos assistência ao longo da vida para todos os beneficiados no projeto", ressaltou o diretor da Audivida, Ricardo Ferraz.

A campanha é encabeçada pela empresa Audivida e foi idealizada pelo empresário Ricardo Ferraz. A iniciativa tem quebrado as barreiras do isolamento trazido pelos problemas auditivos, que afeta uma população vulnerável e pouco assistida pelo poder público. Nas três primeiras edições, o projeto contemplou 30 pessoas, foram doados 56 aparelhos. Um investimento de aproximadamente de R$ 260 mil, mas que vai além do dinheiro empregado. O valor está na mudança da vida de pessoas que se viam sozinhas e discriminadas.

A primeira edição da campanha Sons do Bem ocorreu em 2016. Na ocasião, idosas atendidas pelo Abrigo Espírita Lar de Jesus, no bairro da Torre, e pelo Instituto Padre Venâncio, na Várzea,  Zona Oeste do Recife, tiveram a chance de voltar a ouvir. No ano seguinte, idosos que viviam no Abrigo Santo Antônio, em Casa Caiada, Olinda, conseguiram se reencontrar com os sons que os cercavam. Em 2021, a ação contou com a parceria da Igreja do Amor de Paulista. 

A campanha, além de dar mais dignidade a pessoas em situação de vulnerabilidade, tem como objetivo chamar a atenção para os cuidados com a audição e como a surdez pode afetar as relações sociais, gerando conflitos e preconceito. "A cada ano que passa a campanha nos surpreende positivamente. Sinto que estamos crescendo e ganhando mais experiência nessa área social, que acabou se tornando um braço importante do trabalho de nossa empresa ao logo do ano", pontuou Ferraz. 

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter