Logo Folha de Pernambuco

Vacina contra Covid-19

Quase 34 mil serão imunizados na primeira etapa da campanha no Recife

Frascos com a Coronavac, aprovada pela Anvisa para uso emergencial no BrasilFrascos com a Coronavac, aprovada pela Anvisa para uso emergencial no Brasil - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Trabalhadores da Saúde da linha de frente de enfrentamento à Covid-19; idosos de 60 anos e mais e trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos; e pessoas a partir de 18 anos com deficiência e residentes em residências inclusivas serão os primeiros a receber a vacina no Recife. 

Segundo o prefeito João Campos, a campanha terá início com profissionais de saúde da unidade do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, referência para tratamento da doença no Estado localizado no bairro de Santo Amaro, região central do Recife. O voo com as 270 mil doses para todo o Estado de Pernambuco deverá chegar ao Aeroporto do Recife às 19h40.

De acordo com a Prefeitura do Recife nas redes sociais, a vacinação terá início nesta terça-feira (19), e não imediamente após a chegada das doses conforme havia informado a Secretaria de Saúde do Recife no fim da manhã. 

Ao todo, o grupo prioritário corresponde a 33,5 mil moradores da capital pernambucana. Segundo a Prefeitura do Recife, serão recebidas, neste primeiro lote, um total de 67 mil doses. [veja todas as etapas no final do texto]

As pessoas que serão atendidas nesta primeira fase serão vacinadas nos seus locais de trabalho e nas residências.
 

O Recife irá armazenar o imunizante no Centro Médico Ermírio de Moraes, localizado na avenida Dezessete de Agosto, em Casa Forte, na Zona Norte. A logística e segurança será feita com apoio da Vigilância da Guarda Municipal, Polícia Militar de Pernambuco e agentes de trânsito.

De acordo com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, o plano será dividido em quatro fases, com duração de um mês cada, e etapas - subdivisões que vão variar de acordo com o número de doses recebidas. O primeiro módulo, com os 33,5 mil recifenses do primeiro grupo prioritário, será atendido por 13 postos volantes.

Os módulos seguintes serão atendidos em nove centros de vacinação, com 65 salas, e três pontos de drive thru.

Locais definidos para o 2º módulo - total de 65 salas
Compaz Dom Helder - 8 salas
UCIS Guilherme Abath - 5 salas
Escola Nilo Pereira - 8 salas
Compaz Miguel Arraes - 4 salas
Escola Governador Miguel Arraes - 8 salas
Geraldão - 8 salas
Escola Nadir Colaço - 8 salas
UPA-E Ibura - 8 salas

Já os drive-thru serão no Geraldão, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Parque da Macaxeira.  

Nas etapas seguintes, os recifenses deverão usar o aplicativo Recife Conecta para fazer cadastro. O cidadão poderá escolher local e horário de atendimento para receber sua dose. Pontos de apoio serão montados para o cadastro físico de quem não tem acesso à internet.

“O Recife fez o seu dever de casa, com planejamento e responsabilidade. Aguardamos que o ministério mande mais vacinas para que possamos vacinar o quanto antes toda a nossa população. No Recife, ninguém vai furar fila, não haverá privilégios”, disse o prefeito João Campos, que participou do pronunciamento com vídeo, pois cumpre isolamento após testar positivo para a Covid-19.

“Temos condições de apresentar um plano que coloca o Recife pronto para iniciar seu processo de vacinação. O que vai determinar o ritmo de vacinação é o envio por parte do Ministério da Saúde”, acrescentou o prefeito João Campos.

Veja as etapas da campanha de vacinação:

Campanha RecifeEtapas de vacinação da Covid-19 no Recife (Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife)

Veja também

Newsletter