Logo Folha de Pernambuco

RECIFE

Quase meia década depois, leilão do edifício Holiday tem data marcada

Decisão foi publicada no Diário Oficial e divulgada pelo presidente Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto, nesta sexta-feira (5)

Edifício HolidayEdifício Holiday - Foto: Caio Danyalgil/Arquivo Folha

Após anos de trâmite, o leilão do Edifício Holiday, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, já tem data marcada para acontecer. De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), os dias 22 e 23 de maio foram determinados para que um possível desfecho do caso Holiday se consolide. 

A informação foi confirmada por Ricardo Paes Barreto, presidente da instituição, que está assumindo provisoriamente a Prefeitura do Recife até a próxima terça-feira (9).

“Essas pessoas estão há quase cinco anos sem suas casas, morando de favor ou de aluguel, por isso, conversei com o juiz do caso para que determinasse uma data e o Holiday seja alienado por um valor justo. Após isso, essa quantia seja dividida para os antigos residentes do local”, detalhou o desembargador.

A decisão provisória anterior havia decretado os dias 28 de março e 25 de abril para o leilão. “Como houve a troca do magistrado, e a decisão ainda não era definitiva, houve o julgamento e a decisão já consta no Diário Oficial de hoje (sexta-feira) e acredito que, até o meio do ano, todo o processo seja finalizado”, continuou.

Antes do certame, o edifício vai passar  por uma avaliação no dia 13 deste mês e o laudo da vistoria será divulgado no dia 22 de abril. A última fase antes do leilão ocorrer vai até dia 8 de maio, quando se encerra o prazo de impugnação.

Ainda segundo o desembargador, o Holiday tem grandes chances de não ser demolido. “Há propostas para que seja utilizado o modelo Retrofit no edifício. É um custo muito alto demolir, então é mais viável que se conserve a estrutura original do edifício. Caso isso aconteça, irá resolver a situação dos ex-moradores e gerar mais benefícios para o bairro de Boa Viagem”, finalizou. 

O edifício Holiday
Construído em 1956, o edifício foi evacuado em 2019 por conta de riscos estruturais. Com mais de 3 mil moradores, foi determinado que os proprietários identificados de parte dos 476 apartamentos fossem compensados.

O edifício apresentou uma série de danos estruturais ao longo dos anos, como as ligações elétricas clandestinas que resultaram em um alto risco de explosão.
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter