ATENTADO

Quatro adolescentes acusados de planejar atentado terrorista são detidos na Alemanha

Segundo jornal alemão, menores pretendiam atacar com facas e coquetéis molotov em nome do grupo Estado Islâmico; aquisição de armas de fogo também foi considerada

A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, anuncia operação contra grupo neonazistaA ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, anuncia operação contra grupo neonazista - Foto: AFP

A polícia da Alemanha deteve quatro menores de idade suspeitos de planejar um atentado islâmico, anunciaram nesta sexta-feira as autoridades locais. As detenções ocorreram no fim de semana da Páscoa e no início de abril. O grupo seria composto por duas adolescentes de 15 e 16 anos e dois meninos da mesma idade. Eles teriam admitido que estavam dispostos a cometer o ataque.

Devido à idade dos suspeitos, e considerando que a investigação ainda está em andamento, o Ministério Público de Düsseldorf, no oeste do país, não divulgou mais detalhes sobre o tipo de ataque que estava sendo preparado. O órgão afirmou que o quarto menor, de 16 anos, está em prisão preventiva. Ele é acusado de ter “planejado um ato violento que coloca em perigo a segurança do Estado”.

De acordo com o jornal alemão Bild, os menores pretendiam atacar policiais e igrejas com facas e coquetéis molotov em nome do grupo Estado Islâmico (EI). A publicação informou que o adolescente preso estava em contato com os outros pela internet. A matéria afirma que eles chegaram a contemplar a possibilidade de conseguir armas de fogo.

Em entrevista ao jornal Süddeutsche Zeitung, concedida pouco depois do atentado ocorrido em Moscou no fim de março, a ministra do Interior, Nancy Faeser, destacou que “o perigo do terrorismo islâmico continua elevado” na Alemanha. Segundo ela, “a maior ameaça procede do Estado Islâmico-Khorasan”, um braço do EI que atua no Afeganistão e no Paquistão. O ataque executado contra a casa de espetáculos russa, que deixou 144 mortos, foi reivindicado por este grupo.

As autoridades alemãs intensificaram a vigilância porque o país será a sede neste ano da Eurocopa, que ocorrerá de 14 de junho a 14 de julho. Nos últimos meses, duas operações da polícia da Alemanha resultaram nas detenções de cinco suspeitos de preparar atentados, supostamente membros desta organização.

Veja também

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos
Streaming ilegal

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos

Macron afirma que "existe caminho diplomático" para o Líbano
Guerra

Macron afirma que "existe caminho diplomático" para o Líbano

Newsletter