CONDENAÇÃO

Quatro adolescentes são condenados por abuso sexual em centro católico da Venezuela

Denúncia foi apresentada no dia 3 de junho pela própria instituição católica

Bandeira da VenezuelaBandeira da Venezuela - Foto: Reprodução/Internet

Quatro adolescentes foram condenados a penas entre oito e dez anos de prisão por um caso de abuso sexual em um seminário na Venezuela, informou o Ministério Público nesta segunda-feira (26).

Dois menores de 17 anos foram condenados a dez anos de prisão "pela responsabilidade no abuso sexual cometido contra um jovem de 14 anos" no Seminário Diocesano Santo Tomás de Aquino, no estado de Táchira (oeste, fronteira com a Colômbia), enquanto outros dois, de 17 e 16 anos, deverão cumprir oito anos de reclusão pela "cooperação" no crime, segundo a nota do Ministério Público.

A denúncia foi apresentada no dia 3 de junho pela própria instituição de formação católica. Os quatro condenados, assim como a vítima, eram estudantes do centro.

A mãe da vítima levou o caso às autoridades do seminário, salientando que o seu filho havia sido "objeto de ameaças, ataques físicos e abusos sexuais por parte de vários estudantes de bacharelato", incluindo um "sobrinho do vice-reitor", segundo o MP.

"Depois de receber a denúncia e pesar a gravidade dos fatos (…), a direção do seminário apresentou a denúncia ao Ministério Público", indicou em comunicado a Diocese de San Cristóvão, capital de Táchira.

"Repudiamos este episódio constrangedor (...). O seminário continuará cumprindo a sua missão de formar os seus alunos nos valores cristãos e cívicos", sublinhou.

Os quatro adolescentes permanecem detidos desde então.

A Igreja Católica venezuelana foi epicentro de um escândalo de abusos sexuais em julho de 2022, após uma investigação publicada pelo jornal americano The Washington Post que denunciou a restituição de padres condenados.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter