'Que essa vacina chegue para todo mundo', pede morador imunizado contra a Covid-19 em Noronha
Vacinação contra o coronavírus na ilha está adiantada em relação a Pernambuco e moradores com comorbidades já recebem doses
Com a vacinação adiantada em relação aos municípios de Pernambuco, Fernando de Noronha já vacina com a segunda dose moradores com comorbidades e idosos a partir dos 60 anos.
Um dos que já receberam a segunda dose nesta semana foi o locutor de rádio e morador da ilha Severino Pereira da Silva, de 63 anos. Ele comemora a sua imunização e pede que todos recebam a vacina.
"Me sinto super feliz, esperava ansiosamente esse dia. Hoje me sinto agradecido, envaidecido e dando exemplo para que as pessoas se vacinem e que essa vacina chegue para todo mundo", disse ele.
Severino ainda pede determinação a quem segue na fila da vacinação. "Não fique desanimado vendo outras pessoas tomando vacina e você dizendo 'cara não chega minha vez'. Vai chegar. Tome a vacina sim, porque esse é o caminho. Vacine-se já", lembrou o morador da ilha.
Leia também
• Com vacinação adiantada, Noronha aplica 2ª dose em idosos com 60 anos e pessoas com comorbidades
• Noronha recebe doação de testes rápidos para Covid-19 da Opas, braço da OMS nas Américas
Com diabetes e pressão alta, a moradora Regina Célia, de 46 anos, também recebeu a segunda dose da vacina nesta semana. Para ela, que já teve Covid-19, a sensação é de felicidade.
Agora, ela lembra da manutenção dos cuidados apesar da imunização. "Com certeza [vou] manter os cuidados. Não só por mim, mas pela família também, pelo próximo", disse Regina.
Dados mais recentes divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) indicam que 612 pessoas na ilha já receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. A segunda dose começou a ser administrada em Noronha na segunda-feira (23).
Em nota, a secretaria informou que, por causas das particularidades do arquipélago, como a grande distância do continente e a limitada oferta de leitos, o Programa Estadual de Imunização vem conseguindo avançar na vacinação contra a Covid-19 nos grupos prioritários.
A SES-PE ainda ressalta o porte populacional diminuto de Noronha como justificativa para o avanço da campanha. A ilha recebeu 0,04% do total de doses de vacinas distribuídas, o que, segundo a pasta, não impacta nos quantitativos dos demais municípios pernambucanos.
De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, as pessoas com comorbidades, como doenças respiratórias crônicas, diabetes e hipertensão, fazem parte da terceira etapa da campanha. Idosos de 60 a 74 anos estão na segunda etapa.
Fernando de Noronha registrou, desde o início da pandemia, 591 infecções por Covid-19 e duas mortes.
Do total de casos, 509 foram notificados na ilha e os outros 82 são considerados importados, aqueles registrados no continente.
Há dez pacientes em quarentena na ilha. Os dados são do último boletim de coronavírus divulgado pela Administração da ilha, na quarta-feira (22).
*com informações de Gustavo Arland, da TV Golfinho