Qual hora fecham os portões? O que não pode levar ao local de prova? Veja regras para o dia do Enem
Neste domingo (13) e no próximo (20), mais de 3,3 milhões de estudantes de todo o País encaram a maratona do Enem
Enfim, acabou a espera. Neste domingo (13) e no próximo (20), mais de 3,3 milhões de estudantes de todo o País, dos quais mais de 186 mil são do Estado, encaram a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil.
No primeiro dia, eles fazem as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas e, no segundo, as de Matemática e Ciências da Natureza. Durante a última semana, a Folha de Pernambuco trouxe dicas sobre os conteúdos que vão cair no teste.
Mas está todo mundo ciente das regras e das recomendações para ter um dia de provas tranquilo? Reunimos abaixo algumas orientações para você não ter percalços na hora de prestar o exame.
Leia também
• Esquema de segurança para provas do Enem em Pernambuco terá 1.948 policiais militares
• Enem: saiba tudo sobre os documentos necessários e locais de prova
• Enem 2022 mantém medidas de prevenção à Covid-19; veja detalhes
O valor do tempo
O primeiro fator importante é o tempo. Os portões serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h, sendo o início do teste marcado para as 13h30 (veja detalhes no infográfico). Por isso, é crucial que o candidato planeje bem os horários até chegar ao local de prova.
"É preciso ficar muito atento, porque, depois que fechar, não tem mais como entrar, mesmo sabendo que a prova inicia meia hora depois. Então, se o aluno não mora perto do local, a recomendação é chegar, pelo menos, com uma hora de antecedência. Se o portão abre às 12h, melhor chegar às 11h", orienta a gerente-geral do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação, Regina Melo.
Celular e lanches
Outro alerta válido diz respeito a aparelhos eletrônicos. Dispositivos como calculadora e tablet são proibidos na sala e, caso o candidato leve algum deles, pode ser desclassificado.
Com relação ao celular, o estudante pode levá-lo, mas o telefone deve ser desligado e guardado em um envelope lacrado durante toda a prova. "Tem que desligar completamente. Se o aparelho algum som, ele será eliminado", lembra Regina Melo.
Diante de uma prova cansativa, de muitas questões, é até recomendado que o aluno leve um lanche e uma garrafa de água. Mas há alguns detalhes que devem ser respeitados. "A gente recomenda um alimento prático, uma fruta seca, um chocolate, uma barra de cereal", diz Melo.
Uso de máscara
Indicado desde o início da pandemia de Covid-19, o uso de máscara, no momento, não é obrigatório. Mas, diante do avanço da subvariante BQ.1 da Ômicron, é recomendável utilizar a proteção.
"Eu acho que é melhor prevenir. Se você vai com uma máscara, vamos supor que alguém lá dê um espirro, você já está mais protegido. Se puder, acho interessante", conclui Regina Melo.