Logo Folha de Pernambuco
equador

Queda de ponte no Equador deixa um morto e dois desaparecidos

Na quarta-feira, a queda da estrutura sobre o rio Magro, na localidade agrícola de Daule, fez com que quatro caminhões, um carro e duas motocicletas caíssem na água

Vista aérea mostrando uma ponte suspensa que desabou em Duale, província de Guayas, Equador, em 20 de março de 2025.Vista aérea mostrando uma ponte suspensa que desabou em Duale, província de Guayas, Equador, em 20 de março de 2025. - Foto: Marcos Pin / AFP

O desabamento de uma movimentada ponte de 200 metros de comprimento no Equador deixou pelo menos um morto, cinco feridos e dois desaparecidos, informaram as autoridades em um novo balanço nesta quinta-feira (20).

Na quarta-feira, a queda da estrutura sobre o rio Magro, na localidade agrícola de Daule (50 km ao norte do porto de Guayaquil), fez com que quatro caminhões, um carro e duas motocicletas caíssem na água, segundo a Secretaria de Gestão de Riscos.

Em uma das extremidades, um veículo carregado com milho ficou preso quando estava prestes a terminar a travessia, segundo imagens da televisão.

"Há cinco pessoas feridas e três desaparecidas, uma delas já teve o óbito confirmado pelo Corpo de Bombeiros", informou o secretário de Riscos, Jorge Carrillo, na rede social X.

Ao chegar ao local do acidente, o ministro de Obras Públicas, Roberto Luque, expressou condolências do governo à família do falecido e solidariedade às demais vítimas.

"Não havia relatos de más condições" da importante ponte que conecta a província de Guayas (cuja capital é Guayaquil) e outras províncias do norte, segundo a prefeita (governadora) Marcela Aguiñaga.

"Vamos conduzir todas as investigações necessárias e determinar as responsabilidades", disse Luque.

"Deduzimos, até o momento, que houve uma sobrecarga na ponte", disse Aguiñaga no X.

A estrutura estava habilitada para veículos de até 48 toneladas e tinha uma passagem lateral para tráfego mais pesado, segundo a prefeita de Guayas.

O incidente ocorreu em meio à forte temporada de chuvas deste ano no Equador.

As chuvas torrenciais e prolongadas deixaram 20 mortos, cerca de 125.000 afetados e 45 pontes danificadas ou destruídas devido a inundações e deslizamentos de terra, segundo a Secretaria de Gestão de Riscos.

Veja também

Newsletter