Logo Folha de Pernambuco

TRAGÉDIA

Queda de helicóptero em Caruaru: sobrevivente pulou da aeronave em chamas; ele está internado

Henrique da Cunha Santos, de 41 anos, mora em Bonito. Outros dois ocupantes da aeronave morreram

Vídeo registrou momento exato da queda da aeronaveVídeo registrou momento exato da queda da aeronave - Foto: Instagram @caruarunoface/Reprodução

O empresário Henrique da Cunha Santos, de 41 anos, único sobrevivente da queda de um helicóptero, na segunda-feira (9), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, pulou da aeronave em chamas antes de ela chegar ao solo. 

O acidente, que aconteceu no Loteamento Nina Liberato, deixou duas vítimas mortas, homens de 40 e 45 anos ainda não identificados.

Segundo o advogado Geraldo Santos, amigo de Henrique, os relatos são de que helicóptero começou a pegar fogo durante o voo e, quando estava próximo ao chão, o empresário pulou em cima de arbustos.

"Tem um vídeo que acreditamos que foi o momento que ele pulou. Eu acho que deve ter uns 10 metros de altura", explicou o amigo de Henrique à Folha de Pernambuco

O vídeo mostra o exato momento da queda da aeronave. É possível ver a chama que começa a se formar na aeronave antes de ela cair. Assista:
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

 

A equipe do Hospital Santa Efigênia, para onde Henrique foi levado, informou aos familiares e amigos que ele teve 90% do corpo queimado e perdeu metade do líquido do corpo. Ele chegou consciente ao hospital.

Henrique ainda apresenta um quadro de pneumonia em razão da fumaça que inalou, permanece sedado em coma induzido e deve ser intubado pela equipe da unidade de saúde.

"Ele está tomando um coquetel de antibióticos devido à infecção pelas queimaduras. Amanhã [quarta-feira, 11], vai fazer nova cirurgia para retirada de algumas partes queimadas e limpeza", acrescentou Geraldo Santos.

Ainda segundo Geraldo, a equipe do hospital irá avaliar o estado de Henrique após essa nova cirurgia para decidir se o empresário será ou não transferido para o Recife. 

Henrique e os outros dois ocupantes da aeronave estavam realizando um teste no momento da queda. O helicóptero havia acabado de passar por manutenção, segundo as primeiras informações.

Nascido no Recife, Henrique da Cunha Santos mora em Bonito, no Agreste de Pernambuco, desde 2005. O empresário tem uma criação de gado e suínos e uma loja on-line especializada em pets silvestres e exóticos.

Acidente de helicoptéro em Caruaru Imagens mostram a aeronave no solo em chamas (Foto: Blog do Mário Flávio/Reprodução) 

O que dizem polícias, Bombeiros, Samu, Secretaria de Saúde e Aeronáutica
Por meio de nota, a Polícia Militar de Pernambuco informou à reportagem ter isolado a área após ser acionada para a ocorrência.

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco disse ter enviado três viaturas para o local. O sobrevivente foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

"A corporação atuou no combate e extinção das chamas que atingiram a aeronave", disseram os bombeiros.

O Samu confirmou ter sido acionado às 16h47 e enviado unidades de Suporte Básico (USB), Suporte Avançado (USA) e motolâncias para o atendimento.

"Ao chegar ao local, as equipes do Samu constataram que um homem, com idade aproximada de 40 anos, foi resgatado com vida por populares, consciente e apresentando queimaduras pelo corpo. O resgate foi realizado antes da chegada das equipes, e a vítima foi levada para um hospital particular da cidade", afirmou o Samu.

A Secretaria de Saúde de Caruaru, responsável pelo Samu, afirmou ainda se solidarizar com as famílias envolvidas "e reitera seu compromisso com a transparência e a eficiência nos atendimentos de urgência".

Uma equipe do plantão da Delegacia de Caruaru foi acionada e foi ao local do acidente para a realização das primeiras diligências.

A Aeronáutica informou que investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), localizados no Recife, foram acionados para realizar a coleta de dados da ocorrência.

Veja também

Newsletter