Logo Folha de Pernambuco

Pernambuco

Queda na taxa de vacinação preocupa secretário estadual de Saúde

André Longo ressaltou que o País não atingiu a meta para nenhuma das principais vacinas indicadas para crianças de até 1 ano

Coletiva do Governo do Estado de PernambucoColetiva do Governo do Estado de Pernambuco - Foto: Heudes Régis/SEI

Vacinas atuam na defesa do organismo contra agentes exteriores infecciosos ou bacterianos. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a cobertura vacinal gratuita para todos os brasileiros, mas a taxa de crianças vacinadas enfrenta uma queda gradual. Dezenas de doenças são evitadas em crianças que possuem o calendário de vacinação em dia. Em entrevista coletiva do Governo de Pernambuco nesta terça-feira (8), o secretário estadual de Saúde, André longo, informou que estimativas apontam que as vacinas chegam a evitar morte de 1,5 milhão de crianças no mundo. 

“Gostaria de ressaltar a importância da vacinação, já que ao longo dos últimos anos estamos assistindo à cobertura vacinal cair e isso é extremamente preocupante. Em 2019, pela primeira vez em quase 20 anos, o país não atingiu a meta para nenhuma das principais vacinas indicadas para crianças de até 1 ano. Em Pernambuco, no ano passado, nessa faixa etária, só atingimos a meta de cobertura para as vacinas tríplice viral e BCG. Estamos muito preocupados porque, devido ao novo coronavírus, essa situação tende a se agravar: neste ano, até agora, nossa melhor cobertura, na faixa até 1 ano, é a da 1ª dose da vacina tríplice viral e está só em 60% do público alvo”, relatou André Longo.
 
"Todos precisam ter em mente que a vacinação é uma das mais importantes aliadas da saúde: só com as vacinas, doenças que eram comuns até pouco tempo, hoje são pouco lembradas", alertou o secretário de Saúde.

Os postos de vacinação de Pernambuco receberam poucas visitas no período de maior isolamento social devido à pandemia, mas a vacinação é essencial e não pode ser esquecida. De acordo com o secretário, os pais, responsáveis e toda a sociedade têm um compromisso de levarem as crianças aos postos de vacinação, que estão abertos e adotando todos os cuidados necessários, para protegerem a saúde das crianças.

 

Veja também

Newsletter