Logo Folha de Pernambuco

Meio Ambiente

Queimadas quase dobram no Brasil em novembro em relação ao mesmo mês de 2021

Oitenta e um por cento das terras queimadas ficam na Amazônia

Queimadas na Amazônia Queimadas na Amazônia  - Foto: Christian Braga / GREENPEACE / AFP

As queimadas devastaram 775.000 hectares do território brasileiro em novembro, 89% a mais do que no mesmo mês do ano passado, segundo o relatório de um consórcio de ONGs, divulgado nesta quarta-feira (14).

Oitenta e um por cento das terras queimadas ficam na Amazônia, informou o MapBiomas, integrado por ONGs, universidades brasileiras e 'startups', que usam imagens de satélite para rastrear a destruição da floresta amazônica e de outras regiões do Brasil.

A plataforma informou, em nota, que os dados confirmam a escalada de destruição ambiental nos últimos meses do governo de Jair Bolsonaro.

Desde que o presidente, que defende a expansão do garimpo e da agricultura na Amazônia, assumiu o cargo, em 2019, as queimadas e o desmatamento da floresta têm se agravado.

Bolsonaro perdeu a reeleição em outubro para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será empossado em 1º de janeiro de 2023, prometendo lutar pelo desmatamento zero no país.

Para o Mapbiomas, a disparada das queimadas em novembro é incomum, pois o mês coincide com a temporada de chuvas.

"Trata-se, claramente, de uma reação à expectativa de políticas mais efetivas de combate ao desmatamento e queimadas por parte do novo governo", afirmou Ane Alencar, coordenadora do Mapbiomas Fogo e diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Com os dados de novembro, a superfície queimada nos primeiros 11 meses de 2022 alcançou 15,9 milhões de hectares (uma área um pouco menor do que o território do Uruguai), segundo o Mapbiomas.

Isso representou um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2021.

Quase metade desta terra queimada (48%) fica na Amazônia, superando pela primeira vez depois de dois anos o Cerrado, informou a plataforma.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter