Logo Folha de Pernambuco

Guerra

Quem é Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah alvo de ataque de Israel em Beirute

Segundo a rede al-Arabiya News e uma fonte próxima ao movimento à AFP, Nasrallah sobreviveu "está bem"

Chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, faz discurso televisionado em local não divulgado no Líbano Chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, faz discurso televisionado em local não divulgado no Líbano  - Foto: Al-Manar/AFP

O Exército israelense realizou "um ataque preciso" contra o quartel-general do movimento xiita libanês Hezbollah, em Dahiyeh, no subúrbio sul de Beirute, nesta sexta-feira, que tinha como alvo o líder do grupo, Hassan Nasrallah, segundo a imprensa israelense.

De acordo com a rede al-Arabiya News e uma fonte próxima ao movimento à AFP, Nasrallah sobreviveu e "está bem".

Nasrallah nasceu em Beirute em 1960 e se tornou um clérigo após estudar em seminários xiitas no Irã e no Iraque.

Ele se juntou ao Hezbollah logo no início da formação do grupo, após a invasão israelense do sul do Líbano em 1982. Em 1992, tornou-se líder do movimento, assumindo o posto após o assassinato de seu antecessor, Sayyad Abbas Musawi, por Israel.

Aos 63 anos, Nasrallah liderou o Hezbollah durante a segunda metade da ocupação israelense do Líbano, que acabou em 2000. Embora não seja tecnicamente um funcionário público no Líbano, Nasrallah é uma das figuras políticas mais importantes do país.

Embora o Hezbollah e seus aliados tenham perdido o controle sobre o Parlamento nas eleições de 2022, ainda detêm a maior parte das cadeiras e são capazes de paralisar a escolha por um presidente, que segundo o sistema libanês sempre deve ser um cristão maronita.

Nasrallah é conhecido por seus discursos longos e bombásticos. Seus seguidores o chamam de “The Sayyed” ou “Abu Hadi” — em árabe, pai de Hadi, seu filho que foi morto em confrontos com tropas israelenses em 1997.

Um de seus momentos de maior triunfo foi durante a guerra de um mês que os militantes do Hezbollah e Israel travaram em 2006: três dias após o início do conflito, ele estava falando no ar com o canal al-Manar do Hezbollah e disse que as surpresas que havia prometido estavam prestes a começar. Um navio de guerra israelense foi alvejado na ocasião.

— Vejam ele queimar — disse na ociasião.

Um dos principais objetivos do Hezbollah, de acordo com seu manifesto de 1985, é a destruição de Israel. Sob o comando de Nasrallah, o Hezbollah intensificou o conflito com o Estado judeu.

Embora o Hamas seja sunita e o Hezbollah seja xiita — e os dois grupos tenham discordado em outros conflitos na região — eles encontraram recentemente uma causa comum na oposição a Israel. Ambos os grupos foram classificados como organizações terroristas pelos Estados Unidos e recebem apoio do Irã.

Veja também

Newsletter