Logo Folha de Pernambuco

são paulo

Quem é Luciana Curtis, modelo internacional sequestrada em SP com marido e filha de 14 anos

Luciana Curtis é dona de uma das carreiras mais longevas do mundo da moda

Modelo Luciana Curtis Modelo Luciana Curtis  - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na noite da última quarta-feira, 27, a modelo Luciana Curtis foi sequestrada com o marido, o fotógrafo Henrique Gendre, e a filha de 14 anos em São Paulo. A família foi abordada quando saía de um restaurante de comida japonesa no Alto da Lapa, na zona oeste da capital paulista. Segundo a polícia, eles foram levados para um cativeiro em Parada de Taipas, onde passaram a noite e foram obrigados a fazer transferências bancárias.

Aos 47 anos, Luciana Curtis é dona de uma das carreiras mais longevas do mundo da moda. Filha de um corretor de seguros inglês e uma professora potiguar, Luciana foi descoberta quando tinha 14 anos por um olheiro da Agência Ford. Em 1993, aos 17, ganhou a final brasileira do concurso Supermodel of the World e terminou a jornada entre as quatro primeiras colocadas na fase global.

Hoje, 31 anos depois, ela segue com contratos ativos com a Ford Models para trabalhos internacionais e com a agência Way Model, no Brasil. Luciana já foi capa de revistas como L’Officiel, Vogue e Elle e tem no seu portfólio trabalhos para marcas como a Victoria's Secret, Ander B e para a Revlon, que garantiu à modelo um contrato que mudou a sua vida.

"Não gosto de falar sobre valores, mas o cachê foi excelente e mudou a minha vida. Comprei, inclusive, um apartamento em Manhattan", disse em entrevista publicada em 2019 pelo jornal O Globo. Luciana, que morava em Nova York, voltou para o Brasil na pandemia, onde vive com a família.

Além da sua atuação nas passarelas e estúdios de fotografia, Luciana Curtis mantém uma luta ecológica. Ela ajuda a reflorestar uma área de mata atlântica, em São José do Barreiro, no lado paulista da Serra da Bocaina. Em entrevista ao Estadão, em 2019, falou sobre o projeto e criticou o abuso ambiental no mundo da moda. "O mercado da moda ainda tem muito a melhorar, sendo responsável por 20% do lixo do mundo e 8% da emissão de carbono global", pontuou a modelo.

Veja também

Espécie exclusiva da Mata Atlântica pode deixar de ser considerada ameaçada
MATA ATLÂNTICA

Espécie exclusiva da Mata Atlântica pode deixar de ser considerada ameaçada

França pede que Londres vá além da "terceirização" de seus controles de fronteira
política

França pede que Londres vá além da "terceirização" de seus controles de fronteira

Newsletter