Logo Folha de Pernambuco

Novo coronavírus

Quem teve Covid-19 recentemente deve esperar quanto tempo para se vacinar?

Intervalo médio sugerido é de um mês tanto para sintomáticos quanto para assintomáticos

Vacina contra a Covid-19Vacina contra a Covid-19 - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Com o início da vacinação contra a Covid-19, muitos questionamentos começaram a surgir a respeito de quem pode ou não receber a imunização. Uma das principais dúvidas é sobre quanto tempo pessoas que tiveram ou estão com a doença no momento devem esperar para poder receber a primeira dose da vacina.

“Por orientação do Ministério da Saúde, a pessoa sintomática, que teve confirmada a Covid-19, após cessar todos os sintomas, deve esperar quatro semanas para poder receber a vacina”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. 

Os assintomáticos também devem fazer um intervalo de quatro semanas, porém a data de início da contagem vai ser a do exame RT-PCR - teste do swab nasal e orofaríngeo - com resultado positivo. 

Pernambuco recebeu, até o momento, dois lotes de vacinas Sinovac/Butantan e um lote do imunizante AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Profissionais da saúde, indígenas aldeados e idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, bem como os profissionais que trabalham nesses lares estão sendo vacinados com a Sinovac/Butantan. Já o imunizante AstraZeneca/Oxford/Fiocruz está sendo destinado à população maior de 85 anos. 

Há uma expectativa que o Estado receba novas doses de vacinas do Butantan neste final de semana. Se confirmado, esse novo lote será usado para ampliar a cobertura vacinal entre os profissionais de saúde. 

Veja também

Corpo de estudante de Medicina morto pela PM é velado nesta sexta-feira
ENTERRO

Corpo de estudante de Medicina morto pela PM é velado nesta sexta-feira

Fuvest divulga notas de corte da 1ª fase do vestibular 2025; veja cursos mais concorridos
NOTAS DE CORTE

Fuvest divulga notas de corte da 1ª fase do vestibular 2025; veja cursos mais concorridos

Newsletter