Logo Folha de Pernambuco

REPATRIAÇÃO

Quinto voo de repatriação de brasileiros no Líbano pousa em São Paulo com 220 pessoas

Desde o início da operação, 1.105 pessoas e 13 animais de estimação foram retirados do Líbano pelo governo brasileiro

Segundo voo da operação Raízes do Cedro Segundo voo da operação Raízes do Cedro  - Foto: FAB/divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o quinto voo destinado à operação de repatriação de brasileiros no Líbano pousou às 6h06 desta segunda-feira, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na Operação “Raízes do Cedro”, do decolou às 12h deste domingo (13) do aeroporto de Beirute com destino ao Brasil, transportando 220 pessoas e dois animais de estimação.

Desde que a missão foi iniciada, em 2 de outubro, a FAB já trouxe 1.105 pessoas, além de 14 pets (10 gatos e 4 cães). Foram transportadas, também, 19,1 toneladas em bagagem e 43 toneladas de donativos (insumos hospitalares, cestas de alimentos e outros).

Em menos de três semanas, a campanha aérea de Israel no Líbano matou mais de 1.400 pessoas, feriu quase 7.500 e deslocou 1,5 milhão de pessoas. A investida contra líderes do grupo xiita libanês Hezbollah no país já é considerada a mais intensa fora da Faixa de Gaza em duas décadas, de acordo com o grupo britânico de monitoramento de conflitos Airwars.

Operação de guerra
A operação de resgate dos brasileiros foi amarrada depois de diversos contatos diplomáticos. Durante viagem a Nova York em setembro para participar da Assembleia Geral da ONU, Lula conversou com autoridades sobre a necessidade de retirar os brasileiros da região e de um cessar-fogo.

O plano era de que o primeiro voo de repatriação decolasse na sexta-feira, mas o governo brasileiro decidiu adiar a programação por necessidade de "medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres" que iriam até o aeroporto de Beirute, cuja região tem sido alvo de bombardeios.

O comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Damasceno, afirmou que a Força Aérea Brasileira (FAB) tem capacidade de trazer 500 pessoas por semana do Líbano. Ele ressaltou ainda que eventuais desistências serão substituídas para que os lugares sejam aproveitados.

A operação para retirar os brasileiros do Líbano usou a experiência recente do Brasil com a operação "Voltando em paz", que trouxe os brasileiros que estavam na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A operação resgatou mais de 1.500 brasileiros em 11 voos, além de animais de estimação.

Veja também

Laboratório PCS já teve outros contratos para serviços na saúde do Rio
rio de janeiro

Laboratório PCS já teve outros contratos para serviços na saúde do Rio

Oftalmologista pernambucana Camila Ventura é destaque internacional e será homenageada em congresso
PESQUISA

Oftalmologista pernambucana Camila Ventura é destaque internacional e será homenageada em congresso

Newsletter