Logo Folha de Pernambuco

REDES SOCIAIS

Quirguistão bloqueia TikTok para proteger as crianças

Cada tentativa de conectar-se ao TikTok é bloqueada com a mensagem "Não é possível carregar, tente novamente"

TikTokTikTok - Foto: Lieonel Bonaventure/AFP

O aplicativo TikTok parou de funcionar nesta quinta-feira (18) no Quirguistão, a pedido dos serviços de segurança, que justificaram a medida com a necessidade de "proteger a saúde das crianças".

Cada tentativa de conectar-se ao TikTok é bloqueada com a mensagem "Não é possível carregar, tente novamente" na tela inicial do aplicativo, constataram jornalistas da AFP.

Na terça-feira (16), o Ministério Digital do Quirguistão indicou ter "informado aos operadores de telecomunicações sobre a necessidade de limitar o acesso ao TikTok, com base em uma decisão dos serviços de segurança", conhecidos pelo acrônimo GKNB, informou um comunicado.

Segundo o órgão, a rede social de propriedade do grupo chinês ByteDance "não respeitou" um artigo da lei sobre "medidas destinadas a prevenir danos à saúde das crianças e ao seu desenvolvimento físico, intelectual, mental, espiritual e moral".

Na terça-feira, a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) declarou estar "preocupada com essa decisão que restringe o direito à informação sob o pretexto de proteger os menores".

A organização instou o governo "a suspender esse bloqueio discricionário e definir um quadro legal claro para regular as plataformas".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter