Logo Folha de Pernambuco

COMUNICAÇÃO

Futuro do rádio é debatido no 2º dia do "Fala Norte Nordeste 2024"

Evento vai até esta sexta-feira (28), no Recife Expo Center

Evento acontece até sexta-feira (29), no Recife Expo CenterEvento acontece até sexta-feira (29), no Recife Expo Center - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Você já se perguntou ‘qual o futuro do Rádio’? Até o surgimento da TV, nos anos 1950, o equipamento era caracterizado por uma grande caixa pesada de madeira. Nos dias de hoje, o rádio se reinventou e pode caber até na palma da mão, sendo, o veículo mais rápido já existente. Hoje, está presente em 80% dos lares brasileiros e tem escuta média de 4 horas, diariamente, no Brasil.

A pauta foi centro de um dos painéis das 9h30 desta quinta-feira (28), segundo e penúltimo dia do ‘Fala Norte Nordeste Futuremedia Latam’. O evento acontece no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, no centro da capital pernambucana.

Folha de Pernambuco foi representada pelo diretor executivo, Paulo Pugliesi e pela gerente de mercado, Tânia Campos. Já a Rádio Folha 96,7 FM marcou presença no encontro, através do produtor executivo da emissora, Dênis Araújo.

Transição AM - FM
As discussões partem do princípio que as programações radiofônicas também passaram por inovações ao longo dos anos, principalmente com o surgimento da frequência modulada (FM), alternativa à amplitude modulada (AM), que, com a chegada da TV digital, enfrentou problemas de alcance curto, interferência e ineficiência.

Os participantes do painel das 9h foram Geraldo Freire, da CBN Recife; Kleber Dias, supervisor do Sistema Verdes Mares; e Valmir Marques, diretor artístico da Jovem Pan. Contou com mediação de Gilberto Studart Gurgel Neto, que é gerente regional da Anatel dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. “Tradicional X Contemporâneo: Qual o Futuro do Rádio?” foi o tema central dos debates.

Durante a fala, o jornalista Geraldo Freire foi provocado a falar sobre os três sentimentos que o rádio mais provoca nos ouvintes: acolhimento, conforto e esperança. Bem-humorado, ele levou o público aos risos, no comentário.

“O rádio comunica a todo mundo. Isso torna ele eterno, porque, até que apareça outra coisa, igual a isso não tem. A televisão, o público tem que estar ‘enfiado’ na frente. O jornal tem que estar na mão. O computador, também é preciso estar na frente dele. O rádio não. No dia que você puder, ele está pronto para servir”, destacou.

Público jovem
O Vlamir Alves também foi questionado sobre um ponto específico: o que fazer para que o rádio resgate o público jovem. Ele, que é da Jovem Pan, apontou dicas importantes para o regresso dessa faixa.

“A gente precisa indicar ao público as informações do artista que está cantando uma música, por exemplo. É bom que tenham os dados de, por exemplo, quando aquela música foi sucesso ou quando o artista é representado no mundo inteiro. Eu acredito que também é bom trazer interação multiplataforma na rádio, vendo vídeos da música, a letra, a capa do álbum. O RDS [rádio data system, sistema de transmissão de dados digitais usando pelas emissoras de rádio que operam em FM] precisa ser mais robusto e informativo. Era bom que nele tivesse o logotipo da rádio para que o ouvinte lembre da marca da emissora”, pontuou.

Missão
Para Nill Júnior, presidente da Associação das Empresas de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe), órgão responsável pelo evento, a missão de debater novas ideias e levantar soluções criativas para que o veículo de comunicação tenha ainda mais longevidade.

“O papel da Asserpe é de fomentar a radiodifusão no Estado. O ‘Fala Norte Nordeste’ não acontecia desde 2019, em Fortaleza. Depois da pandemia, nós decidimos, junto com as associações Estaduais do Nordeste e com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), de trazer o evento de volta, para debater o futuro do rádio e da TV. O rádio agrega valor, como nenhum outro veículo nas multiplataformas, e é muito adaptável às novas tecnologias, como o grande ‘camaleão da informação’. Trazer painelistas e grandes pensadores do rádio e da TV para falar sobre o futuro da comunicação foi o desafio que se propôs o evento e eu tenho a convicção que a gente está alcançando esse resultado”, afirmou ele.

Cronograma desta quinta-feira (28):

• Sala Rádio + TV

11h: Redes Sociais e radiodifusão: Como vender melhor? O que cai bem no rádio x o que cai bem na rede?

Participantes:
- Cristiano Stuani, Consultor de Artístico, Digital e Inteligência Artificial para emissoras de Rádio
- Fernanda Musardo, CBN Curitiba, Especialista em Mídias Sociais e Negócios na Internet

Mediação: Ciro Bezerra, Rádio Jornal - Recife

13h30: IA E O FUTURO DO RADIOJORNALISMO: Qual o equilibrio entre as ferramentas tecnológicas e o papel do capital humano na produção do conteúdo jornalistico?

Participantes:
- Maria Cláudia Santos, Diretora de Jornalismo da Itatiaia FM

- Paulo Gilvane, Diretor Geral da Agência Radioweb

Mediação: Mário Neto, Jornalista - Nova Brasil FM Recife

15h: O MERCADO PUBLICITÁRIO, A IA E A RADIODIFUSÃO

Participantes:
- Daniel Queiroz, Presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro)
- Dudu Godoy, vice-presidente do CENP, Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário

Mediação: Paulo Fernandes Neto, ex-presidente ASSERPE

17h: ÉTICA NO JORNALISMO E O PAPEL QUE ELE EXERCE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Participante:
- Ernesto Paglia, Jornalista

Mediador: Elielson Lima - CBN Recife

• Sala TV + IA

10h - 11h:  CANAIS FAST: ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO E MONETIZAÇÃO

Palestrantes:
- Felipe Gagliardi - Content Senior Manager - Samsung TV PLUS BRASIL

- Sergio Mancera - CEO da Soplay
Yassue Inoki - Presidente da ABOTTS - Associação Brasileira de
OTT e Streaming

Mediador: Alexandre Viana - CTO. Especialista em Streaming e Plataformas - NxTV Digital

11h05 - 11h35: NA ROTA DO STREAMING - BRASIL, UM PANORAMA EXCLUSIVO BB MEDIA E ABOTTS

Palestrante:
- Henrique Rodrigues - Country Manager - BB Media

11h40 - 12h40: TV 3.0 - ASPECTOS TÉCNICOS E DE NEGÓCIOS

Palestrantes:
- João Paulo Ribeiro - Gerente Geral de Vendas e Engenharia - Hitachi Kokusai Linear
- Robson Peixoto - Gerente de Engenharia da TV Bahia

Mediador: Josemar Cruz - CEO da Xtream Solutions e membro do ATSC

12h45 - 13h45: ALMOÇO

14h - 15h: ADVANCED ADVERTISING: Monetização, tendências e oportunidades para anunciantes e provedores de conteúdo

Palestrantes:
- Cristiano Barbieri - Sales Director LATAM - Broadpeak
- Leandro Fujita - CEO IDP/FSMT (Full Service Media Tech)
- Lucca Rossini - Head of Sales - SAMSUNG ADS
- Marcus Imaizumi - Head of Business Development LATAM - Siprocal plataforma de crescimento e monetização cruzada entre dispositivos mobile, CTV e games

Mediadora: Yassue Inoki - Presidente da ABOTTS - Associação Brasileira de OTT e Streaming

15h15 - 16h15: TENDÊNCIAS DO MERCADO AUDIOVISUAL COM O USO DE IA E OUTRAS TECNOLOGIAS EMERGENTES

Palestrantes:
- Fernando Gomes - Consultor especialista em tecnologia emergente - IA (IoT, LLM, Generativa IA) Digital Transformation Rafael Figueiredo Bezerra - Secretário de Ciência. Tecnologia e Inovação do Recife e Conselheiro do Porto Digital

Mediador: Pablo Bioni - Consultor e especialista em tecnologias emergentes - Future of Content - VFX

16h30 - 17h30: INTELIGÊNCIA ARTIFICAL - PROFISSÕES E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS

Palestrantes:
- Luiz Claudio Siqueira - Coordenador de Tecnologia do Sistema Jornal do Commercio/TV JORNAL
- Marcus Imaizumi - Head of Business Development LATAM - Siprocal plataforma de crescimento e monetização cruzada entre dispositivos mobile, CTV e games
- Mauro Oliveira - PhD - Pensador. Professor e Pesquisador do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mediador: Jair Ventura - Gerente de Tecnologia - Sistema Jornal do Commercio/TV JORNAL

17h40 - 18h40: GAMING - AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS PARA
PRODUTORES DE CONTEÚDOS

Keynote Speaker:
- Berg Carvalho - Diretor de Marketing da CBGE Associação Brasileira de Games e Esports

Veja também

Única sobrevivente de desabamento de prédio na Argentina morre um mês após acidente
Argentina

Única sobrevivente de desabamento de prédio na Argentina morre um mês após acidente

Saúde abre consulta pública sobre incorporação de vacina no SUS após Conitec recomendar contra
Saúde

Saúde abre consulta pública sobre incorporação de vacina no SUS após Conitec recomendar contra

Newsletter