Logo Folha de Pernambuco

ENCONTRO

Rainha da Espanha visita a Guatemala para conhecer programas de cooperação

A rainha chegou à capital guatemalteca na tarde de terça-feira e retornará à Espanha no final da tarde de quinta

Letizia Ortiz, a Rainha Consorte da EspanhaLetizia Ortiz, a Rainha Consorte da Espanha - Foto: Divulgação

A rainha da Espanha, Letizia, iniciou, nesta quarta-feira (5), uma visita à Guatemala para conhecer projetos de cooperação no país centro-americano, principalmente em favor das populações indígenas.

Letizia, vestida com um colete vermelho da Cooperação Espanhola, foi recebida no Palácio Nacional da capital por Lucrecia Peinado, esposa do presidente social-democrata Bernardo Arévalo, observou uma equipe da AFP.

A rainha chegou à capital guatemalteca na tarde de terça-feira e retornará à Espanha no final da tarde de quinta, segundo a agenda oficial.

No início da viagem, nesta quarta-feira, Letizia manteve uma reunião com Peinado e os ministros da Saúde, Trabalho e Educação, sobre programas nesses setores, segundo o governo da Guatemala e a Cooperação Espanhola.

Durante a reunião, também houve uma conversa com “especialistas sobre os desafios da saúde mental na Guatemala”, disse a Casa Real espanhola na rede social X.

“Entre os planos e projetos contemplados está a criação da Causa Nacional pela Saúde Mental”, que “procura ajudar as pessoas a manter o equilíbrio emocional”, informou o governo local.

Mais tarde, Letizia fez um passeio pela Praça Bicentenário, perto do Palácio, um espaço público rebatizado em homenagem à independência da América Central da Espanha em 1821 e que o governo espanhol apoiou em sua renovação.

Vários pedestres pararam para observar a monarca na área isolada, embora um homem tenha conseguido tirar uma selfie com Letizia.

Na quinta-feira, Letizia visitará o departamento indígena de Sololá (oeste) para conhecer "diferentes projetos de água e saneamento, desnutrição infantil, e realizará uma reunião com mulheres líderes indígenas" apoiadas por programas para melhorar sua situação econômica.

Nesse mesmo dia, conhecerá um projeto de atendimento a mulheres vítimas de violência no departamento maia de Chimaltenango (oeste). Além disso, visitará um centro de treinamento na cidade colonial de Antígua (sudoeste), principal ponto turístico da Guatemala.

A Agência Espanhola de Cooperação Internacional está presente na Guatemala desde 1987 e atualmente atribui cerca de 30 milhões de euros (33 milhões de dólares ou 173 milhões de reais) a cinquenta programas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter