SEGURANÇA

Raquel apresenta panorama do sistema penitenciário estadual para secretário do Ministério da Justiça

Dentre as medidas, está o investimento de R$ 105 milhões para ampliação de vagas no sistema em 2024

Raquel Lyra apresenta panorama do sistema penitenciário para secretário do Ministério da JustiçaRaquel Lyra apresenta panorama do sistema penitenciário para secretário do Ministério da Justiça - Foto: Hesíodo Góes/Secom

Foram apresentadas na noite dessa segunda-feira (1º), pela governadora Raquel Lyra, as ações que estão sendo realizadas e planejadas para o aperfeiçoamento do sistema penitenciário de Pernambuco. Dentre as medidas, com o objetivo de ampliar as vagas no sistema, o Governo de Pernambuco garantirá, em 2024, o investimento de R$ 105 milhões. A apresentação foi realizada durante a reunião semanal de monitoramento do Juntos pela Segurança e contou com a presença do secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia.

Durante a reunião, a governadora destacou o reforço na segurança, através da nomeação de 416 policiais penais, feita no ano passado, além de novos concursos para outras corporações. De acordo com Raquel, a Polícia Civil, que teve o resultado final das provas objetivas divulgado nessa segunda, terá o dobro das 445 vagas anunciadas inicialmente, já a Polícia Militar terá a convocação de 5.250 vagas e a Polícia Científica abrirá o concurso ainda este ano.

A governadora também agradeceu a disponibilidade do secretário em participar da reunião e ao apoio do Ministério da Justiça no planejamento de melhorias do sistema penitenciário do estado.

“A equipe técnica do Ministério da Justiça esteve, desde o primeiro momento do nosso governo, à disposição para que a gente pudesse redesenhar o sistema penitenciário em Pernambuco. E temos feito ações para essas melhorias, como foi o caso da criação da Administração Penitenciária e Ressocialização para dar foco e planejamento à gestão do sistema penitenciário, o que é fundamental para reduzir a criminalidade no Estado”. 

Paceria nacional 
De acordo com o secretário nacional de Políticas Penais, o encontro foi uma oportunidade de conhecer o programa Juntos pela Segurança e reforçar a parceria e o compromisso do Governo Federal com Pernambuco.

“Vamos trabalhar juntos, disponibilizando o que for possível de equipamentos que possam garantir a segurança pública e tudo que envolve a segurança do sistema penitenciário para a sociedade pernambucana, como aparelhos de raio-x, bodycams e câmeras de videomonitoramento”, afirmou André Garcia.

Para o secretário Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, a reunião possibilitou a troca de experiências sobre a segurança pública.

“O secretário André Garcia fez uma explanação sobre a secretaria nacional e as possibilidades de integração. Da mesma forma, destacamos os investimentos na segurança pública do Estado para desarticular grupos criminosos e impedir que novos delitos sejam determinados de dentro das unidades prisionais”, explicou o secretário.

Estiveram também presentes na reunião a vice-governadora Priscila Krause; o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques; o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luciano Alves, além de outros representantes da segurança pública do Estado.

Veja também

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa
Justiça

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa

Argentina rejeita "decisão unilateral" da Venezuela sobre sua embaixada em Caracas
Venezuela

Argentina rejeita "decisão unilateral" da Venezuela sobre sua embaixada em Caracas

Newsletter