Pernambuco

Raquel Lyra exonera servidores comissionados estaduais e em função gratificada e revoga licenças

Decreto também cita a suspensão do trabalho remoto e volta de servidores a órgão de origem

Raquel LyraRaquel Lyra - Foto: Janaína Pepeu/Divulgação

Em decreto publicado na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial do Estado, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), exonerou todos os servidores comissionados e em função gratificada, como diretores, assessores e supervisores.

De acordo com o texto, a exoneração e dispensa valem para "todos os servidores da administração direta, autárquica e fundacional ocupantes de cargo de provimento em comissão ou no exercício de função gratificada de direção e assessoramento e de supervisão e de apoio ficam exonerados e dispensados, respectivamente".

O decreto também determina a revogação de todas as cessões de servidores públicos do quadro efetivo, a volta dos servidores a seus órgãos de origem em até cinco dias, a suspensão do trabalho remoto e a revogação de licenças para trato de interesse particular, inclusive as que estão em curso.

Em nota, o Governo de Pernambuco afirma que "com o decreto [...] as secretárias e secretários empossados poderão iniciar os trabalhos nas respectivas pastas seguindo a determinação do novo governo de promover as efetivas mudanças para que Pernambuco volte a ocupar a sua posição de liderança regional e referência nacional". 

Não estão incluídos na lista de servidores demitidos os seguintes cargos:

os secretários de Estado nomeados no dia 1º de janeiro;
- os diretores gerais e gestores dos hospitais e o presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope)
- os gerentes regionais de Educação e Saúde;
- os Chefes de Colônia Penal, Penitenciárias, Centros de Ressocialização, Presídios, Segurança de Presídios e Penitenciárias e Gerentes de Penitenciárias e de Presídios;
- os Coordenadores de CASEM, Coordenadores de Atendimento Inicial de Recife, Gestores de Segurança, Gestores e Gerentes de CASE e Gestores e Coordenadores de CENIP, no âmbito da Fundação de Atendimento Socioeducativo - FUNASE;
- as servidoras gestantes e em gozo de licença-maternidade, durante todo o período da estabilidade.

Uma nova seleção será feita para ocupar os cargos de gerências regionais de Educação e Saúde em um intervalo de até 30 dias, segundo o governo.

Além disso, servidores estaduais com autorização para exercício do cargo fora do território do Estado de Pernambuco têm o prazo de 30 dias, a partir da publicação do decreto.

O decreto ainda suspende pelo prazo de 180 dias a concessão de novas licenças-prêmio e licenças para trato de interesse particular, bem como as concedidas para gozo a partir deste mês. 

No decreto, Raquel Lyra explica que essas determinações levaram em consideração questões como a necessidade de adoção de atos administrativos para o início do mandato; a autoridade de reorganização do quadro de pessoal da administração pública estadual, em prol do interesse público; e os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Veja também

Polícia Federal prende 36 candidatos com mandados de prisão em dez estados
ELEIÇÕES 2024

Polícia Federal prende 36 candidatos com mandados de prisão em dez estados

Barroso diz que X é 'bem-vindo' de volta no Brasil se cumprir leis e decisões judiciais
STF

Barroso diz que X é 'bem-vindo' de volta no Brasil se cumprir leis e decisões judiciais

Newsletter