Teste da Butanvac, primeira vacina contra Covid-19 100% brasileira, chama voluntários em Pernambuco
Imunizante 100% brasileiro está nas fases 2 e 3 de estudo
Entrando nas fases 2 e 3 de estudo, a Butanvac, primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19, já está sendo aplicada em Pernambuco. Desenvolvido pelo Instituto Butantan, o imunizante foi considerado seguro e capaz de induzir anticorpos durante a primeira fase do estudo, realizada entre julho de 2021 e outubro de 2022, em Ribeirão Preto (SP).
Leia também
• Anvisa autoriza nova fase de ensaio clínico da Butanvac
• ButanVac tem alta resposta imunológica e combate variantes alfa, beta e gama, mostram estudos
A nova etapa de ensaios clínicos, que conta com o apoio da Fiocruz Pernambuco, tem o objetivo de comparar a eficácia da Butanvac com a Pfizer. Para obter os resultados, voluntários com mais de 18 anos estão sendo vacinados com um dos imunizantes.
De acordo com a Fiocruz, a aplicação corresponde a quinta dose de reforço contra a doença causada pelo coronavírus. Dessa forma, podem participar do estudo adultos que já tomaram a quarta dose há pelo menos quatro meses.
Os participantes do estudo são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros, além de receberem uma ajuda de custo.
A vacinação já teve início, no entanto, quem deseja colaborar ainda pode fazer sua inscrição por meio do link https://bit.ly/3Yt01zp