Logo Folha de Pernambuco

internacional

Rebeldes do Iêmen reivindicam novo ataque a navio no Mar Vermelho

O movimento é em solidariedade com os palestinos em Gaza

Rebeldes huthisRebeldes huthis - Foto: Mohammed Huwais/AFP

Os rebeldes huthis do Iêmen reivindicaram, nesta quarta-feira (3), a autoria de um novo ataque contra um navio mercante no Mar Vermelho, em solidariedade com os palestinos em Gaza.

Antes dessa declaração, a Marinha americana havia anunciado que os huthis lançaram dois mísseis na noite de terça-feira (2) em uma área próxima ao Estreito de Bab al Mandeb, "sem causar danos".

As milícias huthis, um grupo pró-Irã que controla grande parte do território do Iêmen, lançou mais de 20 ataques contra navios mercantes nas últimas semanas, depois da eclosão do conflito entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas em Gaza, em 7 de outubro.

"As forças navais das Forças Armadas iemenitas fizeram uma operação contra o navio 'CMA CGM TAGE' que navegava em direção aos portos da Palestina ocupada", afirmaram os huthis em um comunicado publicado na rede social X.

Esses ataques perturbaram o comércio global. Esta semana, a companhia marítima francesa CMA CGM anunciou que vai duplicar o preço do transporte marítimo entre a Ásia e o Mediterrâneo.

A empresa ítalo-suíça MSC também aumentou os preços, já que o comércio que transita pelo Mar Vermelho e chega ao Mediterrâneo através do Canal de Suez tem de ser desviado ao longo da costa da África.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter