Logo Folha de Pernambuco

Israel

Rebeldes Huthis afirmam ter lançado ataque com drone contra Israel

Até o momento, o Exército israelense não reagiu a essas declarações

Na terça-feira, em um comunicado, os huthis afirmaram ter lançado "mísseis balísticos e vários drones"Na terça-feira, em um comunicado, os huthis afirmaram ter lançado "mísseis balísticos e vários drones" - Foto: Ahmad Gharabli/AFP

Os rebeldes huthis do Iêmen afirmaram, nesta quarta-feira (1º), lançaram um ataque com drone contra Israel, em resposta à guerra que o país trava contra o movimento islâmico palestino Hamas.

Os Huthis, vindos ao Irã, prometeram na terça-feira que continuariam com seus ataques contra Israel até o fim da guerra do país contra o Hamas, e afirmaram já ter lançado missões e drones em território israelense.

"As forças armadas iemenitas lançaram uma série de drones nas últimas horas contra vários alvos [...] na Palestina ocupada, e atingiram seus objetivos", indicou em comunicado militar.

Até o momento, o Exército israelense não reagiu a essas declarações.

Na terça-feira, em um comunicado, os huthis afirmaram ter lançado "mísseis balísticos e vários drones", no terceiro ataque desse tipo desde o início da guerra, no mês passado, entre Israel e o Hamas, que governa a Faixa de Gaza.

O Exército israelense afirmou ter detectado uma aeronave voadora "hostil" próximo à cidade de Eilat, às margens do Mar Vermelho, mas não informou sobre vítimas.

A guerra entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque letal de milicianos do movimento islâmico em território israelense, em 7 de outubro.

Essa incursão deixou 1.400 mortos, a maioria civis, de acordo com o balanço israelense, que também relatou cerca de 240 pessoas feitas reféns em Gaza.

Em retaliação, Israel impôs um cerco total ao território de 362 km² e iniciou bombardeios incessantes, que desde então resultaram em 8.796 mortes, incluindo 3.648 crianças, de acordo com o Hamas.

Os Huthis, que assumem o controle da capital iemenita, Saná, em 2014, fazem parte do "eixo de resistência", como são chamadas as forças inimigas de Israel.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter