MUNDO

Rebeldes indonésios libertam piloto neozelandês sequestrado há mais de um ano

Phillip Mehrtens ficou em catieiro por 19 meses

Piloto é solto após um ano refém de rebeldes da Indonésia Piloto é solto após um ano refém de rebeldes da Indonésia  - Foto: AFP

Rebeldes na conturbada região indonésia de Papua libertaram o piloto neozelandês Phillip Mehrtens, que estava em cativeiro há 19 meses, informaram autoridades da Indonésia no sábado.

Mehrtens trabalhava para a companhia aérea indonésia Susi Air quando foi sequestrado por rebeldes no aeroporto de Nduga, em 7 de fevereiro de 2023.

"Hoje buscamos o piloto Phillip, que está em boa saúde, e o levamos de Nduga para Timika", disse em comunicado Faizal Ramadhani, chefe da unidade especial para lidar com os rebeldes em Papua.

 

A informação também foi confirmada pelo governo neozelandês. Forças conjuntas de polícia e militares resgataram Mehrtens em uma localidade do distrito de Nduga esta manhã, acrescentou Faizal.

"Hoje fui libertado. Estou muito feliz por poder voltar para casa em breve e reencontrar minha família", declarou o piloto em uma coletiva de imprensa em Timika, no leste do país.

"Obrigado a todos que me ajudaram hoje para que eu pudesse sair são e salvo", acrescentou.

Mehrtens operava voos para transportar suprimentos a comunidades remotas quando foi sequestrado por rebeldes do grupo insurgente Exército de Libertação Nacional de Papua Ocidental (TPNPB). Sua libertação ocorre após intensos esforços diplomáticos entre Wellington e Jacarta.

Veja também

Mudanças climáticas e eventos extremos impactam vacinação no Brasil
Mudanças climáticas

Mudanças climáticas e eventos extremos impactam vacinação no Brasil

Primeiro-ministro libanês cancela ida à Assembléia Geral da ONU após ataque israelense
ONU

Primeiro-ministro libanês cancela ida à Assembléia Geral da ONU após ataque israelense

Newsletter