Logo Folha de Pernambuco

ORIENTE MÉDIO

Rebeldes sírios nomeiam Mohamad al Bashir como chefe de Governo de transição

Até agora, Mohamad al Bashir comandava o governo do reduto rebelde de Idlib, no noroeste da Síria

Jovens agitam bandeiras da oposição síria enquanto manifestam pela liberdade em 10 de dezembro, na AlemanhaJovens agitam bandeiras da oposição síria enquanto manifestam pela liberdade em 10 de dezembro, na Alemanha - Foto: Sascha Schuermann/AFP

Os rebeldes que tomaram o poder em Damasco nomearam um chefe de Governo de transição, Mohamad al Bashir, que ocupará o cargo até 1º de março, segundo um comunicado oficial divulgado pela televisão síria.

Até agora, Mohamad al Bashir comandava o governo do reduto rebelde de Idlib, no noroeste da Síria.

"O comando geral nos confiou a tarefa de comandar o governo de transição até 1º de março", afirma o comunicado de Bashir, divulgado pela televisão, que o apresentou como o novo primeiro-ministro do país.

Uma fonte do Hayat Tahrir al Sham (HTS), o grupo islamista que lidera a coalizão rebelde que tomou o poder em Damasco no domingo, disse à AFP que Bashir vai liderar "um governo responsável pelos assuntos correntes".

Este governo permanecerá em função "até o início do processo constitucional", momento em que "um novo governo" será formado, disse a mesma fonte.

Depois de anos de conflito sírio estagnado, os rebeldes liderados pelo grupo HTS iniciaram uma ofensiva relâmpago a partir do noroeste, com a qual conseguiram derrubar o presidente Bashar al-Assad, que fugiu do país.

Na segunda-feira, o líder do HTS, Abu Mohamed al Jolani, conversou com o ex-primeiro-ministro Mohamed al Jalali para "coordenar a transição de poder", depois que o Parlamento e o partido Baath, que estava no poder com Bashar al-Assad e seu pai Hafez, expressaram apoio à transição.

Veja também

Newsletter