RIO DE JANEIRO

Receita apreende cactos com substância alucinógena no aeroporto do Galeão

Os cactos, comercializados ilegalmente, estavam em uma encomenda postal vinda da Tailândia

Lophophora sp, cacto produtor de mescalina, um alucinógeno naturalLophophora sp, cacto produtor de mescalina, um alucinógeno natural - Foto: Reprodução

A Receita Federal apreendeu nesta quinta-feira (1º) mais de 700 cactos durante uma inspeção no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na Zona Norte do Rio. Os cactos, comercializados ilegalmente, estavam em uma encomenda postal vinda da Tailândia e tinha como destino a cidade de Nova Candelária, no Rio Grande do Sul.

Um das espécies apreendidas a Lophophora sp. contém substância conhecida como W. No total, foram apreendidos 2,15 quilos do material. As autoridades estimam que o valor do material gire em torno de US 7.200,00, o equivalente a R$ 36.105,48 na cotação do dia.

Os cactos foram encaminhados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o Jardim Botânico, autoridade científica competente, para análise e identificação.

O Ibama ressalta que a introdução ilegal de espécies em um ecossistema pode provocar desequilíbrios graves e extinção de espécies nativas.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter