Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Recife amplia dose de reforço contra a Covid-19 para público a partir dos 18 anos

Vacinação Vacinação  - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os moradores do Recife com idades entre 18 e 49 anos poderão receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 cinco meses após completarem o esquema vacinal. O agendamento para receber a dose complementar já está disponível.

As pessoas com 50 anos ou mais e os trabalhadores da saúde vão continuar recebendo a dose de reforço no prazo de quatro meses após a aplicação da segunda dose. Já os imunossuprimidos devem receber a dose complementar depois de 28 dias da segunda dose.

A Prefeitura do Recife também vai aplicar a segunda dose do imunizante da Janssen nos 60.128 residentes da capital que já receberam a vacina, há, pelo menos, dois meses. A gestão aguarda o recebimento de novas doses da vacina para iniciar a aplicação do reforço da Janssen. A data ainda não foi informada.

"Lembramos que as pessoas com mais de 50 anos podem tomar a dose de reforço a partir de 4 meses da segunda dose. Já a as pessoas entre 18 e 49 anos precisam esperar 5 meses após a segunda dose. Só com a vacina a gente vence a pandemia”, disse detalhou o prefeito João Campos.
 


De acordo com a Prefeitura do Recife, as decisões da ampliação do público e redução do prazo de aplicação, que seguem a recomendação do Ministério da Saúde, foram apresentadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na última quarta-feira (17). As mudanças foram aprovadas pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuadas junto aos municípios pernambucanos.

Da mesma forma como é feita nas doses anteriores, é necessário realizar agendamento no site ou aplicativo do Conecta Recife. No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a dose de reforço será feita, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, ou ainda de forma alternativa com Janssen ou Astrazeneca, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses.

A combinação das vacinas é recomendada pelo órgão federal após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a Covid-19 não é comprometida pela intercambialidade dos imunizantes.

A aplicação da dose de reforço, no Recife, teve início no dia 9 de setembro. Desde então, 153.011 pessoas já foram vacinadas com a dose complementar.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter